No mais recente esforço para fortalecer a saúde em Juazeiro, a Faculdade Estácio IDOMED promoveu um treinamento de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), em parceria com a “American Heart Association” (AHA) e o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O evento teve como público-alvo tanto os servidores da Secretaria de Saúde do município de Juazeiro quanto os alunos do internato da instituição.
O objetivo desse curso foi aprimorar as habilidades de suporte avançado de vida dos participantes, enfatizando a importância da reanimação cardiopulmonar (RCP) contínua e de alta qualidade, seguindo as Diretrizes de Atualização da AHA para RCP e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ECC).
Durante o curso, a instrutora de ACLS pela AHA e coordenadora do Laboratório de Habilidades e Simulações (LHS) da Estácio IDOMED Juazeiro, Arianne Valdevino, explicou que foram ministrados conteúdos abrangentes, isso incluiu o ensino de habilidades de suporte avançado de vida. “Quando segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte, o treinamento em Suporte Avançado de Vida emerge como um verdadeiro salvador. Através de um conjunto de protocolos médicos avançados, desempenha um papel vital em situações de emergência, capacitando profissionais de saúde a tomar decisões rápidas e assertivas para estabilizar pacientes em condições críticas”, destaca.
O ACLS transcende os limites do atendimento básico de emergência, oferecendo um conjunto de diretrizes específicas para lidar com situações complexas, como paradas cardíacas, arritmias graves e insuficiência respiratória aguda. Profissionais treinados têm habilidades especializadas que podem reverter cenários potencialmente fatais. “À medida que a pesquisa médica avança, às diretrizes do ACLS também evoluem e para garantir que os profissionais de saúde do município de Juazeiro estejam sempre atualizados e preparados para realizar um atendimento com qualidade para a população juazeirense, por meio do COAPES, ofertamos esse treinamento seguindo as diretrizes da American Heart Association, complementa a instrutora.
Felipe Romão Magalhães de Oliveira, estudante do último ano do curso de medicina da Estácio IDOMED, enfatizou a relevância do curso tanto para profissionais que já atuam na área de emergência quanto para estudantes em transição para a vida profissional. “Foi um curso fundamental e imprescindível tanto para os profissionais que atuam na área de emergência quanto para nós, futuros profissionais que estamos saindo do internato e ingressando na vida profissional. É um papel muito importante e fundamental da Estácio IDOMED, pois sempre vivi na região do Vale do São Francisco e não me recordo de nenhuma outra instituição que ofereça cursos com a mesma frequência, com o intuito de capacitar através de associações de renome internacional, como a ‘American Heart Association’”, disse.
Isabel Ani dos Santos Cruz Fonseca, geriatra que atua na Policlínica Municipal de Juazeiro, expressou sua gratidão pelo curso ACLS. “O curso teve uma importância significativa para mim e os professores foram extremamente atenciosos. É um grande avanço para o município contar com profissionais capacitados. Participaram do curso pessoas do SAMU, residentes que atuam na rede de assistência básica e também internos da Estácio. Já se passou algum tempo desde a última vez que trabalhei com emergências, mas agora me sinto mais apta a atender um paciente em risco, com parada cardíaca, e realizar uma reanimação com qualidade”, destacou.
Através de iniciativas como essa, a Estácio IDOMED continua a desempenhar um papel crucial na melhoria da saúde local e na formação de profissionais altamente capacitados, contribuindo significativamente para a comunidade de Juazeiro.