A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), promoveu nessa quarta-feira (23) a 2ª edição do ‘Movimento Acessível’ no Parque Josepha Coelho. O evento faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Foram disponibilizados mais de 300 atendimentos como emissão de credencial de estacionamento, solicitação e orientação sobre carteirinha do passe-livre; emissão das carteirinhas de identificação para pessoas com autismo e de prioridade para pessoas com fibromialgia, serviços de beleza, terapias naturais, aferição de pressão, teste glicêmico, atividades físicas e lúdicas, entre outros.
Nerlandia Conceição de Souza, 37 anos, estava acompanhada das três filhas. “Eu vim solicitar a carteirinha de passe-livre para minha filha e gostei bastante do evento. Aproveitei os serviços e minhas filhas se divertiram bastante”. Já Maria Ferreira da Silva, 49 anos, foi para solicitar a carteirinha de identificação para pessoas com autismo. “Eu fiquei sabendo do evento através do jornal e aproveitei para vir fazer a carteirinha do meu neto que é autista. Já fui atendida e estou muito satisfeita”.
“A gestão do prefeito Simão Durando tem priorizado as pautas das pessoas com deficiência, abrindo diálogo com todas as entidades representativas desse setor. Essa semana estamos realizando ações para promover a conscientização e combater o preconceito, e o ano inteiro nossa gestão proporciona serviços para garantir inclusão para esse público”, ressalta a secretária executiva de Acessibilidade, Rosarinha Coelho.
A ação teve o apoio da Secretaria de Saúde, da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), do SENAC, do Grau Técnico, da Mary Kay e Dayane Lucena Micropigmentação. E contou com as presenças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), da Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), da Associação de Surdos de Petrolina (ASP) e da Associação da Pessoa com Deficiência do Vale do São Francisco (APCDVASF).
Texto: Irislane Pacheco – Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)
.
Fotos: Deivid Menezes