O Programa de voluntariado, Transforma Petrolina, realizou nessa terça-feira (12), com o apoio do Rhema Prisional, uma ação sobre dignidade menstrual na Cadeia Pública Feminina de Petrolina. A atividade teve como objetivo proporcionar às internas acesso a produtos de higiene menstrual e promover conscientização sobre os temas relacionados à saúde da mulher que é privada de liberdade.
Além da distribuição de absorventes doados pelo Projeto Carência Menstrual, a ação contou com uma palestra da médica voluntária, Mariana Afra de Carvalho, sobre saúde menstrual, higiene pessoal e outras questões relacionadas à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
As internas expressaram gratidão com a iniciativa, destacando como a ação trouxe um sentimento de respeito e valorização. “É muito bom saber que vocês se importam com a nossa saúde e bem-estar, mesmo a gente vivendo na prisão”, afirma uma das mulheres.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a ação sobre dignidade menstrual mostra como a união entre voluntários, instituições locais e o sistema de justiça podem criar mudanças significativas na vida das mulheres encarceradas. “Nossa esperança é que ações como essa ajudem essas mulheres a enfrentar os medos e dúvidas em torno da menstruação e promover o autocuidado”, afirma.
Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina