Dezenas de idosos, estudantes e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos participaram nesta quinta-feira (21) de uma roda de conversa sobre as possibilidades do envelhecimento de forma saudável. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Defensoria Pública da Bahia e Ministério Público da Bahia. Representou a prefeita Suzana Ramos no evento o assessor especial da Prefeitura, Teobaldo Pedro de Jesus.
O evento com tema ‘Envelhecer no Século XXI: Possibilidades e limites’ teve palestras sobre saúde e direitos dos idosos. “Sentimos a necessidade de realizar um evento em que a gente saiba dos próprios idosos as suas maiores dificuldades. Queremos saber dessas necessidades para poder montar uma cartilha que será levada ao poder público, municipal e estadual”, destacou a presidente CMDI, Sandra Faustino.
Na discussão, a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Jéssica Queiroz, enfatizou sobre os direitos da pessoa idosa. “Nessa roda de conversa a gente dialoga sobre o envelhecer no século XXI, apresentamos desde o marco histórico da legislação, que vem abarcando todo este público, desde a constituição de 88 até o Estatuto do Idoso de 2003. Trouxemos os direitos e falamos com eles sobre como envelhecer de forma saudável e conhecendo todos os seus direitos”, disse a advogada.
Com foco na saúde mental dos idosos, o psicólogo do Centro POP, Elias Mascarenhas, fez uma abordagem sobre as vantagens com o envelhecimento. “Não temos só perdas, mas também ganhos como a maturidade. Tentamos trabalhar os aspectos positivos desse envelhecimento e também hábitos saudáveis que vão contribuir para a saúde mental e para o envelhecimento mais saudável”, disse.
Dona Leoáurea Auxiliadora Serafim, de 73 anos, mora no bairro Pedra do Lord. A idosa conta que aproveita ao máximo a sua melhor idade, principalmente viajando e aprendeu muito com a roda de conversa. “Eu acho muito produtivo, muito bom, estou aprendendo sobre cuidar da saúde e direitos dos idosos, muita coisa nova, principalmente sobre o Estatuto do Idoso”, enfatizou a idosa.
—
Texto: Amanda Franco – Ascom Casa dos Conselhos/ Sedes/ PMJ
Fotos: Luan Medrado/ PMJ
—