Aquele passeio no fim da tarde foi diferente para dezenas de cães e gatos neste domingo (01), pois eles voltaram para casa protegidos contra a raiva. Tutores aproveitaram a ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), que aplicou vacinas em alusão ao Dia de Combate à Raiva (28 de setembro) e para encerrar a Campanha Antirrábica deste ano.
Foram aplicadas mais de 70 vacinas. A cachorrinha Renata foi um dos bichinhos vacinados. Ela foi trazida pela sua tutora Tâmara Thaline que aprovou a ação na Orla ll. “Domingo é um dia mais sossegado e por isso facilitou trazê-la aqui. A vacina é importante para ela, mas também para nós que convivemos com ela”, comentou.
Além das doses da antirrábica, os estudantes dos cursos de medicina veterinária da Univasf e da Unibras realizaram ações educativas sobre prevenção à raiva, entre outros temas relacionados à saúde animal. Também aconteceu uma exposição com desenhos produzidos pelos estudantes do Fundamental l da Escola Municipal Estação do Saber.
Campanha Antirrábica
A campanha de vacinação, que iniciou em 31 de julho, vacinou 16.828 animais, entre cães e gatos, o que corresponde a mais de 80% da meta. “Encerramos a campanha, mas a vacina segue disponível o ano inteiro no Núcleo de Endemias. É fundamental que os tutores levem seus animais, pois a raiva é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida ao ser humano, não tem cura e a única forma de prevenção é a vacina”, disse a médica veterinária do Canil Gatil, Graziella Vasconcelos.
A vacinação contra a raiva é oferecida todas as quintas-feiras no Núcleo de Endemias, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, Nº 07, bairro Angari (por trás do Centro de Saúde III), das 08h às 13h.
Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau/PMJFotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ