Em toda a rede de ensino de Petrolina, a educação é tratada como ferramenta para garantir mais desenvolvimento social e qualidade de vida aos estudantes. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, orienta que cada unidade escolar trabalhe propostas pedagógicas que fortaleçam o ensino e a aprendizagem, trazendo mais humanismo ao processo educacional. Na Educação Infantil, por exemplo, os CMEIs e unidades do Nova Semente oferecem uma metodologia diferenciada de forma inclusiva e lúdica, pois além de incentivar a autonomia do aluno e estimular o seu desenvolvimento intelectual, as instituições também evidenciam o aprimoramento físico, artístico e emocional.
A ideia do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017, é entregar às crianças instrumentos que ajudem a se fortalecerem como pessoas e estarem bem preparadas para enfrentar os desafios necessários ao decorrer da vida. Tanto que todo o planejamento tem como prioridade o bem-estar dos pequenos e as aulas estimulam a imaginação, a criatividade e a autonomia, através de atividades específicas inseridas na rotina escolar.
A segunda-feira é dia de atividade psicomotora para melhorar a percepção corporal. Há também o momento de interação para favorecer o desenvolvimento da linguagem e expressividade. Na terça, os alunos aprendem sobre higiene bucal para estimular a formação de hábitos saudáveis. Quarta é dia de fazerem trabalho manual, com recortes, colagens e outras produções deles mesmos, tudo acontece com a supervisão dos professores. Já a quinta é para brincadeiras e atividades diversificadas. Sexta-feira é a vez de contação de histórias, visando aguçar a imaginação dos pequenos e o gosto pela leitura.
A professora Maria Angelina Rodrigues, do CMEI Proinfância Irmã Dourado, explica que todo o trabalho baseado nesta abordagem pedagógica está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A orientação dessas normativas e do currículo de Petrolina é que os alunos vivenciem várias experiências de uma forma lúdica e prazerosa. Proporcionamos tudo isso aqui na unidade. Os nossos ambientes são dinâmicos, vivos, brincáveis, exploráveis, transformáveis e acessíveis para todos. Aqui as crianças têm direito à brincadeira, à atenção individual, a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, além de receberem atenção com a higiene, saúde, e terem uma alimentação saudável. Enquanto suas mães trabalham, damos toda assistência e atendimento para oferecer as melhores condições ao desenvolvimento pleno da criança”, afirma.
O maior desejo de Jamile de Paula, mãe do aluno Heitor Lima, é que o filho cresça utilizando bem o potencial que tem, por isso, escolheu o CMEI Proinfância Irmã Dourado. Ela destaca que tem visto na prática como o trabalho da unidade de ensino, tem sido determinante para o desenvolvimento do pequeno. “Na creche ele convive com outras crianças, vê amiguinhos fazendo as atividades propostas, encontra outros aprendendo junto com ele, conta com um ambiente com estímulos adequados, tem acesso à alimentação de qualidade. Heitor desenvolveu bastante suas habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras. Estou muito feliz por ele estar aqui”, finalizou Jamile.