A última apresentação do projeto ‘Natal Iluminado’, da Prefeitura de Juazeiro, foi realizada no sábado (06), na Praça da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas. O público conferiu a apresentação dos Congos, grupo cultural tradicional em Juazeiro, homenageando o Dia de Reis, movimento centenário na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.
“Encerramos a 3ª edição do nosso Natal Iluminado levando aos juazeirenses a magia desta época do ano. É uma alegria muito grande ver a realização de um projeto tão importante e com todas as orientações e apoio da prefeita Suzana Ramos, que valoriza o resgate da cultura das festas de tradição”, ressaltou o gestor de Projetos de Cultura e Turismo do município, Edvaldo Francioli. Dona Alvemira Maria elogiou a apresentação e a iluminação do Natal, que resgatou a magia do período em Juazeiro. “Está tudo lindo. Foi linda a apresentação dos Congos”, disse. A juazeirense e pesquisadora, Dra. Ana Carla Pereira Martins Conselho, que em sua tese de Doutorado estudou o grupo dos Congos de Juazeiro, explicou a participação do grupo no Dia de Reis. “A manifestação de Congos está ligada à devoção a Nossa Senhora do Rosário, que é uma santa da Igreja Católica e os devotos que são os afrodescendentes começaram a fazer suas reverências no mês de outubro. Isso acontece em Juazeiro desde 1925, quando seu Cipriano assumiu a liderança do grupo. A devoção no Dia de Reis integra esse movimento religioso”, esclareceu. A professora levou a filha para os ensaios do grupo e hoje, a pequena Maria Rita de 7 anos integra o movimento. Os Congos de Juazeiro ganharam um reforço para manter a estrutura do grupo e suas tradições. Em outubro de 2023, Gó Véi, líder do grupo e sua família foram premiados como Mestres e contemplados na Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo do estado da Bahia na categoria Saberes, Identidade Ancestrais. Natal IluminadoTexto: Iana Lima – Ascom/PMJ.
Grupo religioso que preserva o culto a Nossa Senhora do Rosário, historicamente ligado ao povo negro em várias regiões do Brasil. O grupo sai em cortejo pelas ruas da cidade de Juazeiro no dia de Nossa Senhora do Rosário (último domingo de outubro), no dia de Finados (02 de novembro) e nos dias em que são convidados para visitação a algumas casas do município. –Sonora: Edvaldo Franciolli / Secult / PMJ.Fotos: Ícaro Alexandre/ PMJ.