O mais pernambucano dos ritmos foi a música que invadiu as alas do Hospital Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta terça-feira (06). A Orquestra de Frevo do Bolinha puxou um bloco de voluntários, funcionários, pacientes e acompanhantes nas enfermarias do HDM, administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep).
O Carnaval antecipado foi uma forma de mudar a rotina de pacientes e funcionários que se dedicam ao trabalho no feriado da maior festa popular do Brasil. “Nossos funcionários são incansáveis na missão de cuidar de crianças e mulheres que chegam aqui todos os dias. Esse é um momento de alegria e um pouco de diversão para toda a comunidade do hospital, já que muitos não vão poder aproveitar a festa porque estarão do plantão, ” destacou a coordenadora de humanização do HDM Ismep, Ingride Lima.
O carnaval antecipado foi organizado pelo voluntariado e a coordenação de humanização do HDM Ismep. Os voluntários usaram adereços mudando o visual e distribuíram alegria em sorrisos, passos de frevo e roda de ciranda em pleno corredor do hospital, atraindo pacientes e acompanhantes para a folia. Mas o barulho não incomoda Ezequiel, que nasceu há menos de 24 horas, que dormia no colo da avó, a aposentada Helena Cavalcanti. “Ele é tranquilo e nem se incomodou com a folia”, ” frisou.
Graziele Almeida, de 26 anos, teve seu filho no HDM Ismep e mesmo na enfermaria, se divertiu. “Foi uma surpresa boa, e fiquei observando a reação de algumas mães, que se soltaram. A festa tirou a tensão e trouxe alegria, ” ressaltou.
Bolinha, músico há 36 anos, comandou a orquestra e disse que a alegria foi dele. “É uma sensação inexplicável trazer um pouco de alegria para quem está dentro de um hospital, pra nós é muito bom, ” contou emocionado.
Por: Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP