Dia de Conscientização do Autismo: Prefeitura de Juazeiro otimiza fluxo de assistência aos autistas no município

Nesta terça-feira (02), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela ONU em 2007, para promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem investido em ações para garantir a oferta de assistência multiprofissional para crianças com autismo.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode se caracterizar pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. “As pessoas com autismo podem apresentar alterações no âmbito do neurodesenvolvimento, déficit em relação à comunicação e implicações relacionadas às habilidades sociais. A seletividade alimentar também pode aparecer em muitos dos casos”, citou a gerente do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij), Laila Angélica.

Para cuidar das crianças com autismo é preciso ter uma rede ampliada. O processo de diagnóstico, quando se trata de casos mais leves, pode ser feito na Atenção Básica de Saúde, já se tratando de casos severos e persistentes, comprometendo a autonomia e independência desses pacientes, eles são encaminhados ao CAPSij.

“Nosso serviço é de porta aberta, mas também recebemos encaminhamentos das UBSs, escolas e demais pontos onde crianças e adolescentes circulam. Nossa equipe multiprofissional é formada por duas médicas psiquiatras, psicopedagoga, nutricionista, entre outros profissionais, que acolhem crianças, adolescentes e seus pais. A partir do diagnóstico, criamos um plano de cuidados com terapias individuais e em grupo”, explicou a gerente, Laila Angélica.

O CAPSij fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 07, bairro Country Club. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

CIPTEA

A Secretaria de Saúde também já vem realizando a produção e distribuição das Carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento foi instituído no município através da Lei 3.118/ 2023 e garante direitos como a prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Mais de 400 carteiras já foram distribuídas para crianças e adultos, independentemente do grau de autismo.

Novo equipamento

A Sesau, com o apoio do deputado Jordávio Ramos, está trabalhando pela implantação de um espaço transdisciplinar especializado no atendimento de pacientes com TEA e outros transtornos. Profissionais de diversas áreas trabalharão conjuntamente para obter um desenvolvimento pleno de seus pacientes.

A reforma do imóvel que abrigará o projeto já foi iniciada, como também o processo de contratação dos profissionais que prestarão assistência.