A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina celebra nesse sábado (27), 30 anos de atividades no município. A corporação foi criada no dia 27 de abril de 1994, através da Lei Municipal nº 502, e faz parte das forças de segurança pública da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), celebra a atuação destes profissionais que realizam um excelente trabalho na comunidade.
A instituição civil, fardada e armada, atua por meio do patrulhamento preventivo, bem como operações e ações conjuntas com outros órgãos, além de ações educativas e de promoção da cidadania que são realizadas diariamente no município. A Guarda Civil conta com diversos grupamentos especializados, entre eles a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulha da Mulher (GPAM), Grupamento Tático Motorizado (GTM), Patrulhas Ambiental e Escolar.
A segurança da população é prioridade da gestão municipal e nos últimos anos diversas melhorias foram destinadas a corporação com investimentos em novas viaturas, equipamentos, uniformes, treinamentos, auxílio fardamento, realização de concurso público, aquisição de munições, entre outros. Além disso, também teve a recente criação da Secretaria de Segurança Pública, que é responsável por coordenar as políticas públicas de segurança cidadã, através das ações da Guarda Civil Municipal, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e do Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina.
Por tantas conquistas e importantes contribuições para o município, a gestão reforça a importância de todos os integrantes da Guarda Civil Municipal, que diariamente honram a farda azul, sem medir esforços ao dedicar suas vidas ao bem e à segurança pública.