O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ampliou o número de leitos infantis para melhorar o atendimento às crianças com síndromes respiratórias. São pelo menos 15 leitos a mais nas enfermarias pediátricas que estão recebendo crianças que chegam ao Pronto Socorro Infantil (PSI).
Somente em março foram realizados 3.597 atendimentos no PSI. Foram 1.197 atendimento a mais que fevereiro na Emergência Pediátrica do Hospital Dom Malan Ismep. As crianças apresentam sintomas gripais que já conhecidas da equipe médica nesse período do ano. Na região, as síndromes respiratórias afetam as crianças de fevereiro a julho.
“Respeitando os limites de estrutura do Hospital Dom Malan Ismep que atende 53 municípios da Rede PEBA (Hospitais de Pernambuco e Bahia do Sistema Único de Saúde – SUS), nós remanejamos pacientes internos, de modo que nós conseguimos disponibilizar 15 leitos para pacientes oriundos da emergência pediátrica. Além disso, nós ampliamos o nosso quadro médico para quatro plantonistas 24 horas por dia de segunda a segunda, além da equipe multiprofissional com enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem, alugamos mais dois respiradores e o temos os 10 novos leitos de UTI pediátrica que foram inaugurados, ” explicou o diretor médico do HDM Ismep, Stênio Galvão.
Outras ações
A diretoria geral do HDM Ismep firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para programar ações de enfrentamento a sazonalidade das doenças respiratórias. A primeira delas foi a barreira que funciona na Policlínica, no centro da cidade, que está recebendo pacientes em classificações azul e verde (baixo risco) que passam pela triagem do HDM Ismep. O atendimento pediátrico está sendo feito as 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.
“Mesmo com a implantação da barreira na Policlínica, o movimento no HDM Ismep ainda é muito grande, principalmente aos finais de semana quando as unidades de saúde estão fechadas. Por isso nos reunimos novamente com a Secretaria Municipal de Saúde para reforçar o atendimento nas UBS’s para síndromes respiratórias. O acordo foi que a prefeitura disponibilizará mais três unidades de saúde para o atendimento de casos mais simples, e isso vai diminuir o tempo de espera dos pacientes que realmente precisam da emergência do hospital, ” explicou a nova diretora geral do HDM Ismep, Daniele Moreno.
Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – ISMEP