O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta sexta-feira (12) o senador Humberto Costa (PT) para anunciar a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão à instituição. Os recursos provenientes da emenda serão aplicados em áreas prioritárias do hospital, como aquisição de arco cirúrgico, equipamentos de eletrocardiograma, desfibrilador, reforma da subestação elétrica e instrumentos para dar suporte ao Centro de Pesquisa Clínica do HU-Univasf.
“Somos uma instituição que dá suporte ao atendimento de mais de 2 milhões de habitantes na região integrada de saúde Rede Peba, totalizando 53 municípios e, para isso, é necessário muito investimento para a capacitação de pessoal, aquisição de equipamentos para, consequentemente, atendermos mais e melhor a população de toda essa região. Com essa emenda, pretendemos investir na aquisição de equipamentos que precisarão de melhor fornecimento de energia e, à vista disso, também investiremos na reforma da nossa subestação elétrica”, afirmou o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino.
O senador Humberto Costa reforçou a importância da destinação do recurso, que contribuirá também para a aquisição de equipamentos para dar suporte às pesquisas clínicas desenvolvidas na unidade. “O Centro de Pesquisa Clínica do HU-Univasf é muito importante para um país que deseja produzir Ciência, Tecnologia, promover a criação de patentes e fortalecer o nosso complexo econômico-industrial da saúde”, enfatizou o senador.
O Centro de Pesquisa Clínica do HU-Univasf
Em 2022, o Hospital da Univasf foi classificado para a implantação de Centro de Pesquisa Clínica com apoio da Ebserh, incentivando o desenvolvimento de pesquisas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Este Centro possibilita a captação e o avanço de pesquisas clínicas no âmbito do hospital. É o primeiro com esta finalidade na região do Vale do São Francisco, contribuindo para o progresso tecnológico e inovação em saúde no contexto de ensaios com novas estratégias terapêuticas, novos produtos para utilização em saúde, tecnologia 3D, biomateriais e produtos naturais do semiárido, articulando a academia, pesquisadores, estudantes, o Hospital Universitário, a indústria e as agências de fomento do estado e do país.