Com um investimento de mais de R$ 16 milhões, um sonho antigo de Petrolina começa a sair do papel. Nesta quinta-feira (11), o prefeito Simão Durando autorizou o início de uma das maiores obras de mobilidade e urbanismo do município sertanejo: a ampliação de um dos principais cartões postais de Petrolina, a nova Orla 3.
Com um projeto arrojado, a obra permitirá que a orla petrolinense seja estendida para conectar com bairros de outras regiões da cidade. Os serviços já iniciam nesta sexta-feira com o trabalho das máquinas no local. A intervenção é fruto de emendas do deputado federal Fernando Filho e do ex-senador Fernando Bezerra.
Nesta primeira fase, será implantada uma ampla avenida totalmente duplicada, ligando do restaurante Bera D’Água até o Distrito Industrial. A intervenção urbana prevê ainda a criação de uma ciclovia, instalação de iluminação em LED e revitalização de ruas já existentes na área. Com isso, a obra histórica garantirá maior mobilidade do trânsito, logística ágil entre as regiões e valorização de toda a área urbana que surgirá nos próximos anos.
Segundo o prefeito Simão Durando, a intervenção urbana irá melhorar a mobilidade em diversos bairros, atrair empreendimentos e valorizar toda a região periférica. “Este será um dos principais investimentos dos últimos anos. Essa obra vai transformar toda aquela região da Cohab 6, Jardim Guararapes e Rio Corrente. Será a orla da periferia. As famílias terão acesso a prática esportiva e lazer, além de melhorar a mobilidade no trânsito e valorizar o que temos de mais valioso que é o nosso Rio São Francisco. Mais uma ação da nossa força política que vem trabalhando incansavelmente para continuar fazendo de Petrolina o orgulho de Pernambuco”, concluiu.
Detalhes da obra – O novo desenho urbano da orla terá 1,7 km de corredor viário duplicado, no trecho que liga o calçadão existente na Cardoso de Sá (Bêra D’água) até chegar na Gypsum, no Distrito Industrial. O projeto contempla a criação de duas alças viárias para conectar o novo corredor ao binário do Distrito Industrial e do porto para o Monumento da Bíblia, na Avenida Clementino Coelho. Essas duas vias irão totalizar 1,5 km de pista para circulação de veículos.
Todo o projeto contempla ainda os fãs do pedal, já que será construída no corredor uma ciclovia até a Clementino Coelho. A obra ainda receberá sinalização de trânsito e um amplo parque de iluminação 100% em LED, que garante maior visibilidade aos motoristas e ciclistas no horário noturno.
Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre