A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), promoveu na Escola do Saber, uma formação dirigida aos operadores escolares de toda a rede de educação do município, sobre o Sistema Presença, que faz o acompanhamento da frequência escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. A formação reuniu cerca de 300 profissionais que tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos acerca de questões do trabalho realizado.
Para receber o Bolsa Família mensalmente, um dos principais critérios observados é a frequência dos estudantes beneficiários com idade entre 4 e 17 anos e à Secretaria de Educação cabe a responsabilidade de fazer esse acompanhamento junto às escolas municipais, estaduais, institutos federais e particulares. Segundo a coordenadora municipal da Condicionalidade Educação/PBF, Nara Itla, garantir um acompanhamento efetivo da frequência escolar para assegurar direitos como o Bolsa Família é de fundamental importância.
“Dúvidas em relação ao preenchimento do sistema e como acompanhar os alunos são recorrentes. Assim, a formação é fundamental para apoiar os profissionais. Eles aprendem sobre a importância de preencher o sistema de forma mais completa e fidedigna, garantindo que possamos informar ao Ministério da Educação a atual situação escolar dos estudantes beneficiários”, destacou.
A atividade possibilitou que os profissionais sanassem suas dúvidas, ao mesmo tempo em que foram preparados para desempenhar o acompanhamento dos alunos, como conta Teófilo Pires, que é operador escolar da Escola Municipal Luiz Rodrigues, localizada no bairro Santa Luzia. “Através dessa iniciativa nós estamos nos renovando enquanto profissionais. Eu gosto muito de ser operador e acompanhar a rotina dos nossos alunos. Entendendo mais sobre o sistema, nós vamos melhorar nosso trabalho e auxiliar o aluno em qualquer situação que o impeça de comparecer à escola, para garantir que ele tenha direito ao benefício”, detalhou Teófilo.