A programação da Semana do Bebê 2024 continua em Juazeiro e, nesta quinta-feira (16), as escolas municipais da sede e do interior do município, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) realizaram atividades educativas, palestras e rodas de conversa sobre os cuidados com a primeira infância. A Semana do Bebê é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’, articulado pelas Secretarias de Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc) e de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
Em 2024, em sua 14ª edição, a Semana do Bebê traz o tema “Bebê, um ser de direito: o papel da família, rede de apoio e sociedade no cuidado e proteção da criança”. “A Semana do Bebê é um momento de mobilização social pela primeira infância. Para assegurar os cuidados e direitos dos nossos pequenos juazeirenses e lembrar que o cuidado com a infância é um dever de todos nós”, declarou a prefeita Suzana Ramos.
As unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Itaberaba, Quidé e Tabuleiro, também realizaram a sua programação alusiva à Semana do Bebê, que incluiu uma roda de conversa sobre os cuidados na primeira infância, período que compreende os primeiros seis anos de vida da criança, e a entrega de kits de enxoval para gestantes. As atividades, coordenadas pelas equipes técnicas das unidades, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Programa Criança Feliz (PCF), reuniram mães e gestantes atendidas pelas unidades do CRAS.
Nesta quinta-feira, também foram realizadas rodas de conversas em UBSs, como no NH3, em Itamotinga, e no bairro Quidé. As equipes conversaram com os pacientes das unidades sobre aleitamento materno, cuidados com a higiene bucal dos bebês, crianças pequenas e gestantes, entre outros temas.
As Escolas Municipais de Educação Infantil seguiram nesta quinta-feira com diálogo com os pais, responsáveis e comunidade escolar sobre a temática central da ‘Semana do Bebê’, que enfatiza sobre o papel da família e da sociedade, enquanto rede de apoio no cuidado e proteção da criança.