Defesa Civil de Petrolina apoia o início do cadastro da população que reside próximo a Barragem de Sobradinho (BA)

Em Petrolina, moradores da comunidade da Tapera fazem parte da Zona de Autossalvamento.

Com o objetivo de conhecer os moradores e coletar informações precisas sobre a população, a partir dessa terça-feira (14) até meado do mês de julho, a Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, irá dar apoio a equipe da Eletrobras Chefs no início do cadastramento da população que mora nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sobradinho. Na cidade sertaneja a área cadastrada é a comunidade da Tapera.

O cadastramento dessa área é realizado na população que reside na Zona de Autossalvamento (ZAS), que é uma faixa localizada logo abaixo da barragem e considerada de risco imediato em caso de alguma ocorrência atípica. Esse cadastro faz parte da implantação da cultura de prevenção para operar o Plano de Ação de Emergência (PAE), que é um documento de orientação que determina medidas de resposta em possíveis situações de risco na Barragem de Sobradinho, exigido pela Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, nº 12.334/2010.

Um questionário será realizado porta a porta, e as equipes irão visitar as residências no horário comercial. Esses dados vão permitir traçar estratégias adequadas caso, um dia, seja necessário ocorrer a evacuação e resgate na área. A atividade considerará fatores como a quantidade de pessoas na residência, faixa etária e outros detalhes importantes.

A Defesa Civil de Petrolina ressalta ainda que todos os dados fornecidos pelos moradores serão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Apenas serão cadastradas as edificações localizadas na Zona de Autossalvamento, área mais próxima da Barragem de Sobradinho e que pode ser afetada mais rapidamente por um eventual acidente.