Dia do Gari revela histórias de dedicação e orgulho na limpeza urbana de Juazeiro

Nesta quinta-feira, 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari, uma data que celebra o trabalho essencial dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana. Em Juazeiro, essa data ganha destaque com histórias inspiradoras, como a de Luciene Nascimento e Fabrícia Silva, garis que trabalham na Prefeitura e, diariamente, podem ser vistas pelas ruas da cidade.

Luciene Nascimento, 39 anos, é uma pessoa conhecida e admirada pelos servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Sua trajetória de vida é marcada por desafios, mas também por muita determinação e amor pelo que faz. Com 5 filhos e uma neta, criados com os esforços da sua profissão e de seu esposo, que também atua na limpeza pública, ela fala com orgulho da função que desempenha nas ruas de Juazeiro “Foi através do meu trabalho como gari que encontrei uma fonte de renda estável e digna”, afirmou. Para ela, ser gari é mais do que apenas um trabalho, é uma missão. “Eu me sinto parte importante da comunidade, contribuindo para manter nossa cidade limpa e agradável para todos que passam pelas ruas diariamente. Da mesma forma que um hospital não funciona sem médicos, uma cidade não funciona sem os garis”, compartilha Luciene citando ainda o reconhecimento da gestão municipal. “A Prefeitura tem sido parceira, reconhecendo nossa importância para a cidade, fornecendo o material necessário para nossa atuação e o principal, tendo respeito por nossa classe”, concluiu a profissional que é gari desde 2012.

Já Fabrícia Silva, 30 anos, começou há pouco tempo na função, mas também sente orgulho por contribuir com a limpeza da cidade. Ela é mãe solo de 6 filhos e fala da importância de ser gari. “É uma profissão essencial para nossa cidade e apesar de nas ruas algumas pessoas ainda nos olharem com desprezo, me sinto feliz, pois sei que esta é uma profissão das mais dignas e que me permite dar um lar para meus filhos”, ressaltou.

O secretário de Serviços Públicos, Valdício Pinheiro, ao reconhecer a importância do trabalho dos garis, ressaltou a relevância de suas contribuições para a qualidade de vida da cidade. “Os garis desempenham um papel fundamental na manutenção da limpeza urbana e, consequentemente, na saúde pública. É um trabalho árduo e, muitas vezes, invisível, mas de extrema importância para o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou o Secretário.

A história de Luciene e Fabrícia refletem a dedicação e o comprometimento dos garis em toda cidade. “Neste Dia do Gari, é essencial reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que contribuem diariamente para tornar nossa cidade mais limpa e agradável de se viver”, concluiu o secretário.