Mantendo-se vigilante sobre a garantia dos direitos dos servidores públicos municipais, o integrante do Conselho Fiscal do Igeprev e diretor de assuntos jurídicos do Sindsemp, Edson Santos, participa do 57º Congresso Nacional promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem). O evento acontece desde o dia 26 de junho e encerra nesta sexta-feira (28) em Belém (PA).
“Nós estamos participando deste congresso no sentido de poder aprender mais, fiscalizar os recursos da nossa instituição para que ela seja mais fortalecida e fiscalizada a cada dia e tenha as garantias para que o servidor aposentado e pensionista tenha o seu salário garantido”, detalhou.
O evento reune gestores do sistema previdenciário, prefeitos, governadores, parlamentares, membros da administração pública, Tribunal de Contas, Ministério Público e atuários, entre outros, em palestras e cursos sobre perspectivas do regime próprio e previdência complementar.
A participação de Edson Santos no congresso reforça o compromisso do Sindsemp com o servidor municipal. “Esse é um evento muito rico em conhecimento, na forma de fiscalizar, na forma de aplicar os recursos, na forma de trabalhar a garantia do recurso do servidor e garantir que ele não fique sem os seus pagamentos. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina tem esse papel, essa cadeia fundamental no instituto de previdência e ele, como verdadeiro guardião e representante do servidor público municipal tem garantido essas discussões, essa cadeiras, essa fiscalização e isso é muito importante para que a gente tenha os direitos garantidos”, reforçou Edson.
A programação do do 57º Congresso Nacional promovido pela Abipem inclui ciclos de palestras sobre temas relevantes como aposentadoria, longevidade financeira, direito previdenciário, tecnologia como ferramenta de gestão, regras de transição das aposentadorias, alocação de recursos, contencioso e contratações públicas.
“O sindicato não atua só na questão da busca pelos ganhos salariais, mas também nessa concepção de fiscalizar, de perto, os recursos do instituto de previdência, além de outros espaços. O Sindsemp não atua só na luta em nível de cidade, esse é um sindicato que busca uma luta, uma fiscalização e um conjunto de representação dentro do estado, dentro das pautas nacionais e é por isso que nós estamos firmes e fortes na luta para que nós tenhamos dias melhores para os servidores e tenhamos também, a cada dia, a garantia de que amanhã o servidor possa se aposentar e que tenha seus recursos, suas lutas sindicais, que tenha tudo”, finalizou.