O SAAE de Sobradinho/BA informa a todos que são inverídicas as informações sobre a qualidade da água servida para os consumidores

Ultimamente foi publicado nas redes sociais denúncias contra essa Autarquia Municipal, contestando a qualidade da água servida para os consumidores. As pessoas que fizeram as denúncias, além de não ter conhecimento técnico, vivem pregando a discórdia e colocando a população de Sobradinho sobre suspeita dos serviços oferecido pelos os órgãos públicos, afim de tirar proveito político em benefício próprio.

O SAAE de Sobradinho/BA informa a todos que são inverídicas as informações de que a água distribuída pelo SAAE tem sal e que está causando problemas de saúde nos consumidores. Nós temos um gerador de cloro que produz hipoclorito de sódio (cloro ativo) através da eletrólise da salmoura e somente o hipoclorito é usado na desinfecção da água. Os produtos químicos utilizados no tratamento de água precisam passar por testes que demonstram que os mesmos não são prejudiciais à saúde, com o cloro que utilizamos no nosso sistema de tratamento de água usamos o mesmo procedimento, conforme Laudo de Atendimento aos Requisitos de Saúde – LARS nº 6059-PQT30-161-21 (Avaliação da Conformidade de Produtos Químicos Utilizados no Tratamento de Água para Consumo Humano – NBR 15.784 – 2017) que segue em anexo, atestando que o cloro utilizado em nosso sistema não oferece risco à saúde muito menos que está causando crises de pressão alta ou que pessoas estão fazendo tratamento de hemodiálise por causa da água que é consumida.

Outra informação importante é que atesta a utilização do cloro em nosso sistema é o Relatório Final da Avaliação da Conformidade de Produtos Químicos para Tratamento de Água (que também segue em anexo). Este documento mostra que não há interferentes no cloro produzido em nossa estação de tratamento de água, sendo considerado APROVADO no referido relatório final.

Outro indício forte de que não há cloreto de sódio (sal) na água tratada é a própria percepção do paladar humano, que consegue perceber variações na concentração de substâncias. Se houvesse sal em nossa água, os consumidores, de forma sumária, não iriam querer consumir tal água, visto que há uma sensibilidade robusta no paladar humano, percebendo pequenas variações ao ingerir alimentos que contenham um teor salino maior, como é o caso das águas de poço.

Por fim, informamos que a água distribuída pelo SAAE de Sobradinho/BA não contém sal e não oferece riscos à saúde dos consumidores, prova disto é que a água fornecida pela nossa empresa é considerada 100% própria para o consumo humano e uma das poucas cidades do Brasil que se bebe água diretamente das torneiras.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONFIRA

Maio_2024 – Controle de Qualidade_Hidroquímica_SAAE de Sobradinho_ETA_Água tratada_compressed

NSF – Certificado LARS val. 24.05.2023 (1) (5)_compressed

FDS – HIDROGERON HIPOCLORITO REV.06 – Clicksign_compressed

Ascom/SAAE