Nesta segunda-feira (10), a pré-candidata a vereadora de Juazeiro, Josélia Maria, acompanhou a visita da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, representando o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A agenda fez parte da Missão Climática pela Caatinga, que também contou com a presença do secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, Ibrahim Thiaw.
Pela manhã, a comitiva visitou a comunidade de fundo de pasto de Malhada da Areia, onde realizaram uma visita guiada a uma área de solos degradados, conhecendo tecnologias sociais e práticas de convivência com o Semiárido, como o “Recaatingamento”. Já à tarde, as ações se deslocaram para Petrolina, onde foram assinados o projeto Conecta Caatinga, que visa a gestão integrada para o enfrentamento das mudanças climáticas na região, e o Projeto Arca, voltado para a conservação do bioma Caatinga nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.
Durante o evento, também foi anunciado o Programa de Cisternas, com um investimento de R$ 300 milhões para a instalação de 39.117 unidades de armazenamento de água para consumo e 2.894 cisternas de produção. Essa iniciativa será realizada em parceria com os governadores do Nordeste. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente anunciou uma parceria com a Univasf no valor de R$ 4 milhões para apoiar os governos estaduais do Semiárido na atualização dos planos estaduais de combate à desertificação.
Josélia Maria, que já foi candidata a deputada federal pela Rede em 2018 para fortalecer a candidatura de Marina Silva à presidência, expressou sua satisfação em acompanhar a agenda dos ministros. “É uma honra estar ao lado da Ministra Marina Silva, uma líder incansável na defesa do meio ambiente. Essa missão na Caatinga é fundamental para promover práticas sustentáveis e enfrentar os desafios das mudanças climáticas em nossa região. Estou comprometida em trazer essas pautas para o legislativo municipal, caso seja eleita”, afirmou Josélia.