Prefeitura de Petrolina garante formação completa e eficiente dos estudantes através da Educação em Tempo Integral

Na busca efetiva pelo fortalecimento da Educação, a Prefeitura de Petrolina não tem medido esforços para investir na aprendizagem, infraestrutura e na qualidade dos serviços ofertados aos estudantes que integram a rede municipal de ensino. Prova disso, é o trabalho eficiente desenvolvido nas Escolas Municipais de Tempo Integral, que hoje é referência para o Estado e para o Brasil. Nesta modalidade de ensino, considerada uma das prioridades pela administração municipal, as instituições contam com uma estrutura especial que proporciona aos discentes, oportunidades para aprender e desenvolver práticas, que no futuro contribuirão bastante no planejamento e execução do seu projeto de vida.
O ensino em tempo integral em Petrolina vai muito além de otimizar as horas disponíveis, ampliando o tempo que os alunos passam na escola. Nessa modalidade, a escola trabalha o acolhimento, o reconhecimento e o desenvolvimento das crianças por meio de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais. Com o planejamento da rotina, a organização para o estudo e a concentração de todas as atividades em um só local, o estudante pode participar de diversas experiências enriquecedoras com praticidade e segurança. Esse modelo coloca o aluno no centro, construindo toda a abordagem e metodologia a partir de quem ele é, e quem ele sonha ser. Essa construção de saber inclui, também, as expectativas de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
Atualmente, Petrolina conta com 15 Escolas de Tempo Integral, que atendem 4.308 estudantes que estão na etapa creche e pré-escola e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nestas unidades, os alunos recebem de três a cinco refeições diárias e contam com uma educação interdimensional durante o período de nove horas, e convivem com diversas formas de aprendizagem, em um misto de rotinas pedagógicas. Dentre os princípios educativos da política de Educação Integral, o protagonismo é o pilar de sustentação, pois torna o estudante como sujeito e ator principal do seu projeto de vida. Até o final desse ano, Petrolina chegará a 18 Escolas de Tempo Integral.
O resultado desse trabalho tem ultrapassado as barreiras geográficas e inspirado outros estados, como foi o caso de São Paulo, Bahia, Piauí, e diversas cidades do estado de Pernambuco, que buscam aplicar a mesma metodologia em suas Instituições. As cidades que visitam as Unidades Escolares de Petrolina, levam na mala práticas exitosas e resultados sustentáveis que têm colocado Petrolina como referência em educação no estado de Pernambuco.