A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, reconhece e valoriza o empenho e o comprometimento dos educadores que se dedicam, fazem história e, por intermédio de sua atuação, promovem avanços no cenário educacional na Terra dos Impossíveis. São docentes que realizam ações de impacto no campo dos estudos e que ultrapassam os limites da sala de aula. Como é o caso da professora Jaqueline Calaça, que está há mais de 10 anos na rede municipal e pela segunda vez foi uma das educadoras selecionadas para compor o quadro de escritores da Plataforma digital da Nova Escola. O site produz reportagens, cursos autoinstrucionais, formações, planos de aula e materiais educacionais para fortalecer os professores brasileiros e é acessada por cerca de 3,1 milhões de pessoas por mês.
Com a conquista, a docente será responsável por produzir material didático para Educação Infantil, direcionado aos educadores que atuam com bebês e crianças dos anos iniciais em todo o Estado de Pernambuco. O grupo de professores selecionado receberá uma formação específica para a elaboração do material didático, conduzida pela equipe da Nova Escola, além de acompanhamento de especialistas ao longo da produção. Os materiais serão impressos e distribuídos em todo o território de Pernambuco para uso no ano letivo de 2025.
Feliz com a conquista, Jaqueline fala da alegria e importância da conquista. “É muito bom saber que o material que vai ser produzido chegará a muitos brasileirinhos. Para mim, como professora, posso afirmar que esse prêmio não é meu, mas de todos os professores que fazem a melhor rede de educação do Estado de Pernambuco, a de Petrolina”, revelou Jaqueline.