São João de Petrolina 2024: atuação integrada da segurança proporciona tranquilidade ao público

Milhares de pessoas já passaram pelo Pátio Ana das Carrancas nos três primeiros dias de programação do São João de Petrolina 2024. Com ampla estrutura, organização e segurança, o evento proporciona conforto e tranquilidade ao público que comparece para prestigiar as atrações da festa no Sertão Pernambucano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), o trabalho integrado dos órgãos da segurança tem ocorrido de forma tranquila. Todo o esquema que foi montado está ocorrendo conforme planejado e nesses primeiros dias o balanço foi positivo, mostrando que a organização da festa tem sido destaque e todo o planejamento tem surtido efeito.
Ao todo, mais de 650 agentes da segurança são empregados, por noite, no festejo junino. 54 agentes da Guarda Civil Municipal seguirão atuando na festa. A Polícia Militar, através do 5° BPM e do BIESP, está com um efetivo diário de 300 homens. Na segurança viária, em média 15 agentes da Polícia Rodoviária Federal atuam, bem como, equipes da Polícia Civil, com 20 agentes, da Polícia Científica (IML e Instituto Criminalística), com 5 agentes, e do Corpo de Bombeiros, com 15 homens. Além disso, mais 250 seguranças privados ajudam no monitoramento do evento.
Ocorrências
Em três dias de festa com grande público, a Secretaria de Segurança Pública registrou 41 ocorrências durante as atuações operacionais. A maioria foi por conta de mediações de conflitos, pessoas com sinais de embriaguez e apoio ao SAMU e Corpo de Bombeiros. Além disso, as equipes realizaram 03 detenções e 77 abordagens ao público.
Centro Integrado de Comando e Controle do Evento
Pela primeira vez foi instalado um Centro Integrado de Comando e Controle do Evento (CICCEv) no Sest/Senat, onde está funcionando as salas de videomonitoramento e de situação e gerenciamento de crise a ser utilizada por todas as forças de segurança presentes no local.
Além disso, foi ampliada a colocação de câmeras no interior do Pátio e nas áreas próximas do evento, como o bairro do Km-2, no Terminal Rodoviário e na Ponte Presidente Dutra. Como também, o micro-ônibus que está localizado próximo a Praça da Sementeira, dá um suporte com uma câmera PTZ, que proporciona uma visão em 360º de toda área.
No interior da unidade móvel, uma equipe formada por guardas civis, analisa as imagens através de TVs de alta definição durante todo o período da festa. As imagens captadas são reproduzidas para o Centro de Comando. O recurso otimiza o trabalho das equipes de segurança, proporcionando agilidade e assertividade para as intervenções, principalmente, preventivas.