Secretaria de Educação de Sobradinho realiza a ExpoCaatinga com grande participação da comunidade que prestigiou a apresentação dos estudantes

Na última sexta-feira (21), aconteceu a primeira edição da ExpoCaatinga, feira de exposição dos projetos e trabalhos realizados pelos estudantes das escolas municipais, durante o primeiro semestre do Projeto Caatinga – Programa de Educação Ambiental Permanente que integra o Referencial Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Sobradinho.

A ExpoCaatinga foi realizada no Pátio de Eventos Vaqueiro Brian onde foram montados 20 estandes para exposição dos trabalhos realizados pelas instituições presentes, e um palco para os estudantes se apresentaram para as centenas de pessoas que prestigiaram o evento.

“Anualmente nossos estudantes se envolvem, aprendem e aprofundam seus conhecimentos sobre biodiversidade regional, Rio São Francisco, Meio Ambiente e sobre a história da cidade. Através do Projeto Caatinga dentro da escola, eles constroem um verdadeiro senso de pertencimento ao ambiente escolar e ao município. Socializamos a culminância do projeto com a a comunidade e ficamos muito satisfeitos com essa participação que estimula nossos alunos”, destacou a Coordenadora Escolar Lidiane Pereira.

Ao longo dos meses anteriores, cada escola desenvolveu trabalhos e realizou atividades que culminaram nos resultados apresentados durante a ExpoCaatinga. Além das escolas municipais e estaduais, também participaram da ExpoCaatinga, a APAE, Seama, Irpaa, Univasf, Praça da Ciência e artesãs locais.

“Como pescadora e artesã que sou, fui convidada pela equipe da Escola de Gestão Compartilhada para ministrar oficinas sobre a reutilização das escamas e do couro do peixe para produção artesanal, de forma sustentável, durante as ações do Projeto Catinga. Fiquei muito feliz por poder compartilhar essa arte com os estudantes e juntos levarmos para a ExpoCaatinga um pouco do que criamos durante as oficinas”, disse Maria Aparecida Mendes, a popular Cida Pescadora.

A ExpoCaatinga também promoveu um momento artístico com as apresentações da cantora Laura Moral e da quadrilha junina Xamêgo Bom, que abrilhantaram o evento, levando um pouco da cultura junina para o espaço.

“Foi com muita alegria e satisfação que participei da ExpoCaatinga. Parabenizo a nossa Secretária de Educação, Ducilene Kestering, e a todos os profissionais da educação, bem como aos demais trabalhadores que se empenharam para a realização desse belíssimo evento. Fico muito orgulhoso dos nossos estudantes que através dos trabalhos desenvolvidos, demonstraram seu empenho e sagacidade. Ver tudo isso me dá a certeza de estarmos trilhando o caminho por onde levamos educação de qualidade às crianças, jovens e adultos. Através da educação, Sobradinho torna-se cada vez mais forte”, finalizou o Prefeito Cleivynho Sampaio.

Ascom/PMS