A importância da Comissão de Pele dentro de uma unidade hospitalar

 HSE possui equipe especializada no serviço.

As lesões na pele são um problema de saúde que podem trazer graves consequências na qualidade de vida e acarretar outras patologias. Para tratar de forma específica e com um acompanhamento terapêutico, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) possui uma comissão especializada em lesões, cicatrizações, retiradas de pontos e acompanhamento de úlceras de pressão. É a Comissão de Pele, que fará 29 anos de atuação.

Formada por 15 profissionais, entre eles 11 técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras, a comissão atende mensalmente um público que varia entre 800 e 1.200 beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). “Nossos atendimentos acontecem em pacientes que estão internados, e que de acordo com o estado geral podem desenvolver lesão por pressão (LPP); pessoas que já chegam com lesões no Hospital e o acompanhamento de pacientes que desenvolvem lesões oriundas de outras doenças, a exemplo dos diabéticos e pacientes vasculares”, explica a chefe da Comissão de Pele do HSE, Fátima Costa.

A professora aposentada, Maria Letícia de Assis Araújo, procurou a comissão para retirada de pontos de uma cirurgia que tinha feito de urgência na região do abdome. “Muito bom chegar aqui e sem burocracia nenhuma já ser logo atendido”.

De acordo com Fátima Costa, especialista na área dermatológica, são os pacientes vasculares e os que estão internados que demandam mais da Comissão. “Ficar muito tempo internado, acamado, em contato com o tecido às vezes desenvolve úlceras. Esses pacientes precisam de observaç