As lesões na pele são um problema de saúde que podem trazer graves consequências na qualidade de vida e acarretar outras patologias. Para tratar de forma específica e com um acompanhamento terapêutico, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) possui uma comissão especializada em lesões, cicatrizações, retiradas de pontos e acompanhamento de úlceras de pressão. É a Comissão de Pele, que fará 29 anos de atuação.
Formada por 15 profissionais, entre eles 11 técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras, a comissão atende mensalmente um público que varia entre 800 e 1.200 beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). “Nossos atendimentos acontecem em pacientes que estão internados, e que de acordo com o estado geral podem desenvolver lesão por pressão (LPP); pessoas que já chegam com lesões no Hospital e o acompanhamento de pacientes que desenvolvem lesões oriundas de outras doenças, a exemplo dos diabéticos e pacientes vasculares”, explica a chefe da Comissão de Pele do HSE, Fátima Costa.
A professora aposentada, Maria Letícia de Assis Araújo, procurou a comissão para retirada de pontos de uma cirurgia que tinha feito de urgência na região do abdome. “Muito bom chegar aqui e sem burocracia nenhuma já ser logo atendido”.
De acordo com Fátima Costa, especialista na área dermatológica, são os pacientes vasculares e os que estão internados que demandam mais da Comissão. “Ficar muito tempo internado, acamado, em contato com o tecido às vezes desenvolve úlceras. Esses pacientes precisam de observaç