Depois de passar por Taquaritinga do Norte e Serra Negra-Bezerros, nos dois últimos finais de semana, chegou a hora do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) aportar no município de Gravatá. A partir desta sexta-feira (26) e até o próximo domingo (28), serão realizadas dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais, espalhados em dez palcos/linguagens espalhados pelo centro e demais distritos da cidade. Nesta edição, o festival irá inaugurar os polos País do Cinema e País das brincadeiras, este último destinado ao público infantil, além de apresentações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
Sendo assim, o Festival Pernambuco Meu País continua fazendo jus ao reconhecimento nacional de que Pernambuco é o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País. Confira abaixo a programação.
Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, “o Festival Pernambuco Meu País é uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e já está deixando um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO – Em Gravatá, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. Além disso, teremos a estreia do País do Cinema e País da Brincadeira. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades.
O País do Cinema acontece durante os três dias de festival e a inauguração, na sexta-feira (26), ficará a cargo da Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, às 14h, com a atividade literária “Comer Com Os Olhos”, com Luiz Eduardo Andrade. Em seguida, às 15h, acontece a Intervenção audiovisual da websérie Escritoras Negras de Pernambuco, com Odailta Alves.
Outro destaque é o País da Brincadeira dedicado ao público infantil, que traz a Caravana do Palhaço Xililique e Banda Pipoca e o Tio Bruninho, na sábado (27), a partir das 17h30, e Teatro de Mamulengos Mamusebá, Tio Geraldo e Joanah Flor – Pernambucaninhus, no domingo (28), a partir das 16h.
O festival também contará com apresentações especiais do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que devem acontecer na Igreja Matriz de Sant’Anna. No sábado (27), a partir das 16h, o Duo Fortíssimo e o Duo Gabriela Queiroz e Aleyson Scopel encantarão o público. No domingo (28), a partir das 15h, Saracotia e Confluir (CPM) ficam responsáveis pela trilha sonora.
Além disso, o Festival Pernambuco Meu País recebe uma edição especial do Gravatá Jazz durante a noite do sábado (27). A programação do polo terá início às 19h com o Clube do Jazz, seguido por Lancaster com participação de Wallace Seixas às 20h30, e Chico Oliveira junto com João Suplicy e a participação da Uptown Blues Band às 22h00. A cultura popular também marcará presença no País Culturas Populares, com apresentações de grupos como Ciranda Flor do Luar, Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole, As Netas de Selma do Coco e Afoxé Ogbon Obá.
Haverá ainda ações de literatura, gastronomia, artes cênicas, artes visuais e música durante a programação. Na sexta-feira (26), às 14h, por exemplo, haverá a atividade literária: Do Agreste ao Sertão Um Encanto de Contação, com Eliane Sthefanir. No sábado (27), a partir das 10h, teremos a Cozinha pernambucana e pertencimento das cidades, com Thiago das Chagas; e a Intervenção Gastronômica: Cachaça e Gastronomia, uma cultura de histórias e sabores, com Priscylla Bernardo, às 15h30. Já no domingo (28), o palco País da Música recebe os artistas pernambucanos Daniel Olímpio e Djair Olímpio, Lucas Pereira,Tomás Henrique, Grupo Cambuca e Taiguara Borges.De sexta (26) a domingo (28), o País Matrizes do Forró sediará muita música boa com As Fulô, Derso Luiz, Trio Forró Xodó, Renilda Cardoso, João do Pife e Banda Dois Irmãos; e Banda Fole de Ouro.
Além da intensa agenda de atividades, o público poderá curtir em Gravatá três dias de shows no palco Pernambuco Meu País. Na sexta-feira (26), sobem ao palco Rachel Reis, Tayara Andreza e Raça Negra. No sábado (27), Revoredo, Banda Cascabulho, Chico César e Vanessa da Mata.No último dia (28), Larissa Lisboa começa a festa seguida de Mãeana, Anavitória e Alceu Valença.
PERNAMBUCO MEU PAÍS – O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.
O objetivo é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País em Gravatá:
Sexta-feira (26):
País da Cultura Alimentar (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
País Matrizes do Forró (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
País do Cinema (Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, na Rua Luís Toscano de Brito)
País das Culturas Populares (Avenida Joaquim Didier)
País da Literatura (BiblioSesc, na Avenida Joaquim Didier)
15h – Atividade Literária: Do Agreste ao Sertão Um Encanto de Contação
Cortejo Brincantes (pelas ruas da cidade)
18h – Gigante do Samba, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Boi Tira Teima, Tribo Indígena Carijós do Recife e Urso do Bairro Novo de Ribeirão
País da Música (Distrito de Mandacaru, na Rua João Francisco de Lemos)
País da Música (Avenida Joaquim Dider)
Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
Sábado (27):
País da Cultura Alimentar (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
10h – Cozinha pernambucana e pertencimento das cidades, com Thiago das Chagas
15h30 – Intervenção Gastronômica: Cachaça e Gastronomia, uma cultura de histórias e sabores, com Priscylla Bernardo
País Matrizes do Forró (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
12h – Trio Forró Xodó
14h – Renilda Cardoso
País da Literatura (BiblioSesc, na Avenida Joaquim Didier)
13h – Atividade Literária: Ter Fé, com Nanda Maia
16h30 – Contação de histórias, com Inaldete Pinheiro
País das Culturas Populares (Avenida Joaquim Didier)
13h – Bloco Obirin
14h – Ciranda das Flores de Amunam
15h – Coco de Umbigada
16h – Fagner Chagas
17h – Voz Nagô
19h – Betto do Bandolim
País do Cinema (Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, na Rua Luís Toscano de Brito)
14h – Atividade Literária: Comer Com Os Olhos, com Luiz Eduardo Andrade
15h – Intervenção audiovisual da websérie Escritoras Negras de Pernambuco, com Odailta Alves
15h45 – Debates sobre as exibições
País da Música (Distrito do Alto do Cruzeiro)
16h – DJ Ari Falcão
17h – Moura Rossi
18h30 – Faringes da Paixão
País das Brincadeiras (Avenida Joaquim Didier)
17h30 – Caravana do Palhaço Xililique e Banda Pipoca
19h – Tio Bruninho
País da Música – Gravatá Jazz (Avenida Joaquim Didier)
19h – Betto do Bandolim Trio
20h30 – Lancaster com Wallace Seixas, participação de Vintage Pepper
22h – Uptown Band com Chico Oliveira e João Suplicy
Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
19h – Revoredo
20h30 – Banda Cascabulho
22h – Chico César
23h50 – Vanessa da Mata
País da Literatura (BiblioSesc, na Avenida Joaquim Didier)
15h – Atividade Literária: Encantando Histórias – Cia FISA D’Arte
País Matrizes do Forró (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
12h – João do Pife e Banda Dois Irmãos
14h – Banda Fole de Ouro
País das Culturas Populares (Avenida Joaquim Didier)
13h – Trans Coco
14h – Orquestra Iorubás de Pernambuco
15h – Ciranda Sant’Anna
16h – Coco da Resistência
País das Brincadeiras (Avenida Joaquim Didier)
16h – Teatro de Mamulengos Mamusebá
17h30 – Tio Geraldo
19h – Joanah Flor – Pernambucaninhus
País da Música (Avenida Joaquim Didier)
17h – Daniel Olímpio e Djair Olímpio
18h – Lucas Pereira
19h20 – Tomás Henrique
20h20 – Grupo Cambuca
21h40 – Taiguara Borges
País do Cinema (Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, na Rua Luís Toscano de Brito)
14h – Intervenção audiovisual da web série Escritoras Negras de Pernambuco, de Odailta Alves
14h30 – Intervenção audiovisual: Cinema Arruda, de Maria Vitória
15h40 – Debates sobre as exibições
Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
18h – Larissa Lisboa
19h30 – Mãeana
21h – Anavitória
22h50 – Alceu Valença
Por: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura de Pernambuco