A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Petrolina (SEMUSP), recebeu o primeiro carro 100% elétrico, que neste caso não utiliza combustível. O veículo de modelo E-JS1 EXT, marca Jac Motors, foi cedido sem custos pela empresa NGN Distribuidora de Veículos para um período de 60 dias para avaliação de desempenho e testes.
A viatura está sendo utilizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e já veio com identificação das cores da instituição, sirene e giroflex, e com todas as adaptações para o emprego do serviço operacional de patrulhamento, monitoramento e trabalho administrativo. O veículo veio com uma autonomia, prevista de fábrica, de 300 quilômetros, com 100% de bateria, carregado na eletricidade, isso podendo variar de acordo com o uso.
A concessão do veículo para Petrolina foi feita por meio de contrato de comodato, instrumento jurídico pelo qual uma pessoa cede o uso de um bem para outra pessoa de forma gratuita. A empresa solicitou que a Secretaria de Segurança Pública testasse o veículo em situações práticas, do dia a dia da atividade da Guarda Civil, em termos de autonomia, eficiência, condição de resposta em abordagem e relação custo-benefício para a Administração, uma vez que a viatura elétrica só será aprovada após esse período de avaliação.
Após o período de teste, a Secretaria vai analisar a eficácia do veículo elétrico no cotidiano das atividades de patrulhamento e decidir sobre a viabilidade da adoção deste tipo de carro para toda frota, assim como relatar o desempenho da viatura elétrica à empresa que cedeu o veículo.
.
O que é o veículo elétrico
Veículo elétrico é aquele que funciona, principalmente, por energia elétrica, diferente dos veículos tradicionais movidos a combustão, seja eles a gasolina, etanol e/ou diesel.
Vale lembrar que nem todos os veículos elétricos funcionam da mesma forma. Hoje, no mercado automotivo existem os veículos híbridos que funcionam tanto com energia elétrica quanto com motores movidos a combustão. Já os 100% elétricos, funcionam exclusivamente com energia elétrica armazenadas em células ou baterias.
Texto: Luzete Nobre – Assessora de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública