Os produtores de Juazeiro (BA) bloquearam a BA-210 devido ao corte de energia elétrica no Perímetro de Irrigação do Salitre. O protesto impediu que todos os veículos circulassem, incluindo os ônibus que fazem a linha Juazeiro-Sobradinho.
A falta de pagamento das contas deste ano e de 2023 levou à suspensão do fornecimento de energia. Até agora, os produtores têm sofrido grandes prejuízos e a dívida chega perto dos R$ 10 milhões.
A Coelba efetuou uma suspensão de fornecimento de energia, em uma das casas de bombas, no último dia 01 de agosto de 2024, fazendo com que o Distrito de Irrigação do Salitre realizasse um aporte financeiro, no valor de R$ 300.000,00 solicitado pela COELBA, como condição para o restabelecimento do fornecimento de energia. Na oportunidade, a COELBA comunicou que as demais contas contratos estão sujeitas a suspensão do fornecimento de energia, podendo, desta forma, levar o Projeto de Irrigação do Salitre ao colapso.
“O Projeto Salitre sem água poderá causar desemprego na ordem de 10 mil pai de família”.
Os produtores afirmam que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) é responsável pelas contas. O órgão federal, por sua vez, afirma que o Distrito de Irrigação do Salitre é responsável. Ao mesmo tempo, os produtores preparam um cenário de caos, caso o serviço não seja retomado.