Começou nesta quinta-feira (01), o II Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina. O evento é promovido pelo Biama do HDM Ismep com o tema : Amamentação, apoie em todas as situações.
O Simpósio é parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que debate a importância de alimentar os bebês principalmente nos seis primeiros meses de vida exclusivamente com o leite materno.
A mesa redonda trouxe experiência de mães e de uma avó que compartilharam histórias de superação pelo objetivo de amamentar. A para atleta olímpica Nani dos Santos, que não tem os dois braços, relatou o esforço e a dedicação para amamentar o filho Luca, de 1 ano e 10 meses. “Eu tive muito medo de não amamentar meu filho. Foi esforço, empenho e auxílio da minha rede de apoio que me permitiram amamentar,” contou.
Na rede de apoio de Nani está o marido, o também para atleta Wanderson Oliveira. ” Eu participei e participo até hoje de todo o processo, colocando no peito, estimulando Nani, e nos construímos isso junto,” destacou emocionado.
A pneumopediatra Monique Taise França contou que ficou 45 dias em atendimento no Biama. “Como médica eu achava que seria fácil. Mas eu não conseguia amamentar. No Biama eu era recebida com sorrisos da equipe. Foi muito bem acolhida e o cuidado de Dra. Flávia Guimarães foi essencial no processo de amamentação, ” destacou.
Angela Lisboa é avó de Roberto que nasceu prematuro quando a mãe teve covid-19 em estágio grave em 2020. Entre o medo de perder a filha para a doença e os cuidados com o neto, ela recorreu ao Biama. “Dra. Flávia e toda a equipe me apoiaram em todos os sentidos. Eu sabia que minha filha estava nas mãos de Deus e eu era quem precisava garantir a sobrevivência do meu neto. Ele rejeitou a fórmula e precisava do leite materno e Biama fez uma campanha com as mães para a doação de leite. Foi muito amor,” contou emocionada.
A coordenadora do Biama, a médica pediatra Flávia Guimarães, destacou que o apoio faz a diferença na amamentação. ” A engrenagem da amamentação começa quanto a mãe recebe apoio. Conscientizar sobre isso é uma das principais missões do Biama,” frisou.
Programação
A programação do II Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan prossegue até esta sexta-feira (02), com minicursos, palestras e o mamaço com várias mães amamentando seus filhos. A Semana Mundial de Aleitamento Materno continua dentro do HDM Ismep, com o dia do laço dourado e o forró do peito.
Por: Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep