Gestores da Administração Penitenciária vão a 16 unidades prisionais ouvir as demandas e criar estratégias de melhorias

É o Projeto Ouvir para Transformar criado pela SEAP/PE. Das 24 unidades prisionais, 16 já receberam a visita dos gestores.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) segue avançando com o Projeto Ouvir para Transformar pelas unidades prisionais do Estado. O Presídio de Itaquitinga 1 (PIT 1) foi a 16ª unidade a receber a ação do total de 24 existentes no Estado. A visita ocorreu nesta quinta-feira,19/09, com a presença do secretário da SEAP, Paulo Paes, à frente da gestão idealizadora do projeto. O secretário, conduzido pelo gerente do PIT 1, Artur Henrique, visitou os setores administrativos, de segurança, saúde, monitoramento, educação, trabalho, entre outros, e ouviu as demandas da unidade prisional, bem como conferiu as boas práticas implementadas.

O Ouvir para Transformar teve início em janeiro de 2024 e objetiva aproximar a SEAP das unidades prisionais e cadeias públicas, identificando e apoiando-as em pontos de melhoria das políticas de administração prisional e ressocialização. “Eu fui da ponta muito tempo e sei das dificuldades. Estamos preocupados hoje com as necessidades de cada unidade prisional e, através do Ouvir para Transformar, estamos chegando junto, vendo e ouvindo as demandas dos gestores prisionais e traçando estratégias compartilhadas”, afirmou o secretário Paulo Paes. Ele esteve à frente da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, por seis anos.

As atividades do Ouvir para Transformar são divididas em 11 grupos temáticos que vão desde trabalho, passando por educação, saúde, segurança, até gestão de pessoas. Desde o início do projeto, foram visitadas 16 unidades prisionais, sendo nove na Região Metropolitana do Recife e sete no interior do Estado. O projeto conta com a parceria das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão, Saúde e de Educação.

Fotos: Franci Almeida (SEAP)