A cidade de Petrolina teve dois projetos reconhecidos no II Fórum Nacional de Nutricionistas da Assistência Social, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), nesta semana. Os trabalhos foram desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar.
O Fórum tem como finalidade a identificação, a valorização e a divulgação de ações exitosas relacionadas a Segurança Alimentar e Nutricional, realizadas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foram mais de 170 trabalhos inscritos. Desses, 11 foram selecionados para a II Mostra de Alimentação e Nutrição no SUAS, para apresentação na modalidade oral, entre eles, duas ações desenvolvidas em Petrolina.
O primeiro projeto foi o “Nada se perde, tudo se cozinha”, uma oficina de geração de renda com o objetivo de propiciar o fortalecimento da autonomia financeira através da elaboração de produtos a partir do aproveitamento integral de alimentos. O segundo projeto foi o “Dose dupla: Restaurante Popular e Programa de Aquisição de Alimentos no combate a insegurança alimentar no município de Petrolina”, este relata a metodologia adotada para a garantia da execução desses programas no combate a insegurança alimentar no município e a promoção do direito humano à alimentação adequada, bem como hábitos alimentares saudáveis.