O Consórcio Nordeste realiza na próxima quinta-feira (31), o evento de lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, às 9h, na sede da autarquia, em Brasília. O Circuito Nordestino é um projeto inovador que visa fortalecer os produtores da agricultura familiar dos nove estados da região e conectar o campo com os centros urbanos, oferecendo à população espaços para a aquisição de alimentos saudáveis, além de promover a identidade e os valores da cultura nordestina.
.
O Circuito é uma parceria do Consórcio Nordeste com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar de Economia Solidária (UNICAFES), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNCERN) e será composto por nove Feiras Estaduais da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma em cada estado do Nordeste, e a 3ª Edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (III Fenafes).
A região Nordeste abriga cerca de 14 milhões de agricultores familiares e 1,8 milhão de estabelecimentos rurais, o que representa quase a metade desse segmento no Brasil. O Circuito terá o envolvimento direto de 400 cooperativas, associações e grupos não formais da agricultura familiar e economia solidária. As feiras serão espaços estratégicos para que cooperativas e agricultores locais apresentem seus produtos a um público diversificado, incluindo consumidores, revendedores e representantes de organizações da agricultura familiar.
Em 2023, a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), realizada em João Pessoa, gerou mais de R$ 1 milhão em negócios e contou com a participação de 600 expositores. O que mostra o dinamismo e a importância do setor para a economia e a sociedade da região Nordeste.
“Estamos trabalhando para que o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar seja um marco na promoção e fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. Nosso objetivo é gerar novas oportunidades aos agricultores, melhorando a qualidade de vida do povo que cultiva a terra, ao mesmo tempo que combatemos a insegurança alimentar e colocamos à disposição da população alimentos mais saudáveis”, afirma Alexandre Lima, coordenador da Câmara Temática de Agricultura Familiar do Consórcio e secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte.
Atividades culturais e educativas
O Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar também será um espaço de troca de conhecimentos e valorização da cultura nordestina e da economia solidária. Cada feira contará com festivais gastronômicos e uma rica programação cultural, priorizando artistas locais.
A troca de saberes e de experiências entre os participantes será estimulada com a realização de mais de 150 eventos formativos, como palestras, seminários e cursos.
O Consórcio Nordeste projeta que mais de 300 mil pessoas devam passar pelas diversas feiras do Circuito Nordestino e que a iniciativa contribua para a consolidação de um mercado mais justo e acessível para a agricultura familiar.
.
Orientação à imprensa:
O assessor especial Pedro Firmo vai acompanhar o governador durante a agenda, para atendimento à imprensa.
O telefone para contato é (81) 9 9837-9096
O telefone para contato é (81) 9 9837-9096
Serviço:
- Lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
- Data: 31 de outubro de 2024
- Horário: 9h
- Local: Sede do Consórcio Nordeste, Brasília-DF
- SAUS, quadra 1, Lotes 3A e 5, Bloco I