Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje com bandeira vermelha nível 2

A partir desta terça-feira (1o), a tarifa de energia elétrica aumenta devido à ativação da bandeira vermelha nível 2, a fase tarifária mais elevada do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a alteração, o custo por cada 100 quilowatts-hora utilizados aumenta de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi divulgada na sexta-feira passada (27) através de uma nota da Aneel, devido ao risco hidrológico, devido à escassez de reservatórios, e ao aumento do preço da energia no mercado, influenciado pelo custo do que foi gerado e não foi contratado.

Os níveis 1 e 2 do sistema de bandeiras tarifárias são representados pelas cores verde, amarelo e vermelho.A tonalidade verde do patamar 1 indica uma tarifa sem custo adicional.

Desde setembro, a bandeira vermelha de nível 1 entrou em vigor, após um período em que a bandeira verde de nível 1, a mais econômica do sistema, predominou durante vários meses do ano.

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil e possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias visa tornar a cobrança adicional mais clara para os consumidores de eletricidade ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Ele foi estabelecido em 2015 e aponta os gastos com a produção de energia no Brasil, permitindo ajustes no uso para diminuir o custo da conta de luz.