O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, marcou presença no I Simpósio Regional de Acidentes de Transporte Terrestre (Siratt), realizado no dia 24 de setembro no Cineteatro da Universidade. O evento reuniu mais de 300 participantes ligados à segurança viária, com o objetivo de debater os desafios e soluções para a redução de acidentes de trânsito na região.
O simpósio abordou temas como “Educação em Saúde para o Trânsito”, “Saúde Mental no Trânsito” e “Rede de Cuidados à Pessoa Vítima de Acidentes”. Além das palestras, uma mesa-redonda discutiu os impactos sociais dos acidentes, contando com depoimento de vítimas que sobreviveram com sequelas permanentes.
O evento foi promovido pelo Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motocicleta (CRPAM), do qual o HU-Univasf faz parte como membro titular. Segundo a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do Hospital Universitário, Daniely Figueiredo, “essa iniciativa foi uma oportunidade de sensibilizar condutores e pedestres, com o intuito de reduzir os atendimentos às vítimas de acidentes”.
Durante o evento, também foi reforçada a importância de atitudes conscientes para promover a paz no trânsito. “É responsabilidade de todos nós. Pequenas atitudes conscientes fazem uma enorme diferença. Juntos podemos transformar nossas vias em espaços mais seguros e harmoniosos, garantindo que as futuras gerações herdem uma sociedade mais empática e solidária”, destacou Daniely.
Unidade de sentinela para notificações de Acidentes de Transporte Terrestre
O HU-Univasf é referência no estado de Pernambuco como unidade sentinela para notificações de Acidentes de Transporte Terrestre (ATTs) e, há quase uma década, promove iniciativas de conscientização em apoio ao Movimento Maio Amarelo, que visa à segurança no trânsito.