Mais conforto: 91% das escolas e creches de Petrolina passam a contar com ar condicionado nas salas de aula

Em 2017, menos de 5% das salas de aulas das escolas municipais eram climatizadas.

Em busca da criação de espaços mais confortáveis, acolhedores e de uma educação mais humanizada para alunos e profissionais da rede de ensino, o município de Petrolina tem comemorado o marco de 91% das salas de aula climatizadas, com benefício direto a mais de 52 mil crianças. A iniciativa faz parte do maior programa de investimentos na Rede Municipal, que tem a meta instalar ar-condicionado em todas as unidades de ensino do município, até o final de 2024, e que vai contemplar cerca de 58 mil alunos com a iniciativa.

O objetivo é proporcionar o melhor rendimento dos estudantes e bem-estar dos profissionais da rede municipal, principalmente pela onda de calor constantemente registrada na cidade e que apontam a necessidade de ações que amenizam a temperatura. Em 2017, menos de 5% das salas de aulas eram climatizadas, o que causava nos alunos irritabilidade, estresse, falta de concentração, sonolência, dispersão em relação ao aprendizado, entre outros malefícios provocados pelo calor intenso.

O trabalho de climatização das unidades de ensino funcionam por etapas em Petrolina, antes da efetiva instalação dos equipamentos de ar-condicionado é preciso realizar vistoria, avaliação estrutural e da fiação elétrica dos prédios escolares para que sejam feitas as devidas adequações, além de eventual intervenção da Neoenergia Pernambuco.