Petrolina recebe certificado por boas práticas desenvolvidas para reduzir transmissão de HIV

Petrolina recebeu na última sexta-feira (29), a certificação do Selo Prata do Ministério da Saúde. A premiação aconteceu em Brasília e foi destinada a reconhecer os órgãos e entidades da administração pública que desenvolveram iniciativas que garantem a qualidade de vida de mães e bebês durante a gestação.
Ao todo, 20 municípios foram certificados nesta categoria. Para o reconhecimento do Selo Prata, os municípios precisariam preencher alguns critérios estabelecidos pela equipe técnica do Ministério da Saúde. Entre os critérios estão: Dispor de sistema de vigilância e monitoramento de casos; Ter implementado o comitê de investigação ou equipe similar para prevenção dessas doenças; e comprovar que foram tomadas todas as medidas preventivas adequadas para a eliminação da transmissão vertical de HIV, eliminação da Sífilis Congênita e hepatite B.
A equipe identificou que o município de Petrolina possui uma estrutura de qualidade, com equipe de profissionais comprometida e competente. A Organização Panamericana e da Saúde (OPS) define a eliminação da transmissão vertical do HIV quando são alcançadas taxas de incidência menores que dois casos de HIV para cada 100 mães infectadas.
Texto: Maiara Santos – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde