A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, tem contribuído significativamente para o bem-estar e a saúde de pessoas em sofrimento psíquico, através dos serviços prestados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Em 2024, as unidades de Petrolina atenderam milhares de pessoas, oferecendo suporte em diversas necessidades de saúde mental.
A cidade conta com três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS II: voltado para o acolhimento e cuidado de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves acima de 18 anos; CAPS AD III: direcionado a pessoas em sofrimento psíquico e/ou necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas com mais de 18 anos; e CAPSi: dedicado ao público de 0 a 18 anos, atendendo às necessidades de saúde mental dessa faixa etária.
O atendimento nas unidades inclui atividades como oficinas, terapias, palestras, acompanhamento médico e psicológico, atendimentos individuais e coletivos, além de programas terapêuticos personalizados. Os serviços são abertos à comunidade, priorizando o acolhimento, o atendimento humanizado e a reinserção social.
A proposta dos CAPS em Petrolina é garantir que as pessoas com sofrimento psíquico recebam tratamento de qualidade. Para ser atendido é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o cartão SUS e um comprovante de residência. Após isso, o usuário passará por um acolhimento inicial, onde as demandas serão avaliadas, cuidadas e, se necessário, encaminhadas para outros serviços da rede assistencial.
- Confira os endereços dos CAPS em Petrolina:
- CAPS II André do Cavaquinho: Rua José de Sá Maniçoba, s/n, Centro. (7h30 às 18h)
- CAPS III: Rua Dr. José Maria, 48. (7h às 17h)
- CAPS IA: Rua da simpatia, n 135, Centro. (8h às 12h-14h às 17h)