A Agência de Desenvolvimento de Líderes do Sertão do São Francisco – ADLÍDER, encerrou nesta quinta-feira (17), uma série de visitas aos municípios de atuação para fortalecimento da entidade junto aos gestores públicos. O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira (15) em Belém do São Francisco, com o prefeito Calby Carvalho, e toda a secretaria de turismo. A proposta da agência é estreitar as relações com o setor turístico para estimular o empreendedorismo local. “Nós temos na região a Instância de Governança do Turismo (IGR), que é a Águas e Vinhos, com o objetivo de desenvolver o turismo de uma região. O Governo Federal orienta as IGRs, que atuam de forma colaborativa com o setor privado e os municípios. O que nós estamos fazendo é uma articulação política e institucional que envolve a participação na definição e implementação de políticas públicas para cada municípios da nossa IGR,” explicou a presidente da Instância de Governança do Turismo Águas e Vinhos e coordenadora de turismo da ADLíder, Anastácia Vasconcelos.
Da agenda da ADlíder, na visita a Orocó os líderes identificaram potencialidade turística e também dos setores de comércio e serviços do município para futuras parcerias em ações de desenvolvimento. “Orocó é rico em atrativos turísticos e cultura, podemos explorar muito esses segmentos que são relevantes para a economia local,” frisou o coordenador de relações institucionais da ADLíder, Humberto Alencar.
Na quinta-feira (16), a agenda começou na Prefeitura de Lagoa Grande, em reunião dos líderes do Agronegócio, turismo e gestão pública, com a presença da prefeita Catarina Garziera, e secretários das pastas de meio ambiente, turismo e gabinete de governo. O município conhecido como a capital do vinho de Pernambuco, tem desenvolvido ações no enoturismo e a gestão planeja fomentar ainda mais o setor, além do agronegócio. “Lagoa Grande agora tem abatedouro próprio e isso fortalece a economia e os produtores de caprino e ovinocultura. A ADLíder reconhece o potencial econômico local e com os parceiros, que apoiar a gestão com ações que possam dinamizar a economia local e o desenvolvimento de todos os setores, ” destacou o coordador do Setor da Agropecuária e Industrialização, para o Desenvolvimento do Território SSF/PE da ADLíder, Cândido Roberto Araújo.
Na programação, a ADLíder foi a terra da Serenata da Recordação, Santa Maria da Boa Vista, onde a agência se reunião com a secretária de turismo, o secretário de infraestrutura e as diretorias de meio ambiente e agricultura. Com calendário de eventos já consolidado no município, a parceria com os líderes é importante para o desenvolvimento de ações em vários segmentos econômicos e sociais para além do turismo local. “ É uma alegria receber esse apoio da ADLíder aqui dentro de Santa Maria da Boa Vista e tenho certeza que realizaremos grandes ações juntos,” ressaltou a secretária executiva de turismo de Santa Maria, Tiara Melo.
ADLÍDER
A ADLíder do Sertão do São Francisco nasceu do Programa Líder do Sebrae há pouco mais de 3 anos. O programa é nacional com proposta de desenvolvimento de territórios a partir de lideranças locais para estimular uma gestão pública inovadora, inclusão social por meio do empreendedorismo e ambiente de negócios favorável.
Com duração de 19 meses, o programa líder estimulou a formalização da Agência de Desenvolvimento de Líderes do Vale do São Francisco que atua em áreas como Agropecuária e Industrialização, Comércio e serviços, Inovação e Tecnologia, Meio-ambiente, Relacionamentos Institucionais, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos institucionais e Turismo.
“ Nós estamos unidos líderes e vários parceiros a exemplo de Universidades, Instituto Federal e outros, com apoio direto do Sebrae para desenvolver ações para o desenvolvimento econômico e social do Sertão do São Francisco. Todos os líderes trabalham voluntariamente porque nós queremos o crescimento de todos os municípios, ” concluiu o presidente da ADLíder, Ruy Holanda.
Assessoria de Comunicação ADLíder Sertão do São Francisco