A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (18), do lançamento do novo aplicativo para celulares do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). A plataforma, atualmente disponível apenas para Android, oferece 24 serviços online, como renovação de CNH e emissão de documentos de veículos, com alto nível de segurança e acessibilidade. O aplicativo foi desenvolvido para garantir uma experiência mais prática, segura e personalizada para os cidadãos pernambucanos, eliminando riscos de sites falsos e facilitando o acesso a serviços essenciais. A vice-governadora Priscila Krause também participou do lançamento.
“Éramos o único Detran do Brasil que não tinha essa facilidade pelo celular. A partir de agora, todos poderão ter acesso à novidade e pessoas acima de 50 anos também vão poder coletar os dados biométricos a partir do aplicativo, sem precisar percorrer longas distâncias, principalmente quem é do interior do Estado. Esta é uma plataforma desenvolvida aqui no Detran, resultado do estímulo que o governo tem dado para fornecer inovação para o Estado, sempre a partir das ideias e da força do trabalho dos nossos próprios servidores. É uma conquista para uma gestão que tem investido tanto em tecnologia”, destacou Raquel Lyra, que foi recepcionada na sede do órgão pela Turma do Fom-Fom.
Com a novidade, o Detran-PE disponibiliza diversos serviços online, incluindo a renovação da CNH, mudança ou adição de categoria da CNH, consulta de débitos, geração de boletos do IPVA e multas, emissão do documento do veículo e liberação de veículos recolhidos. A plataforma também oferece recursos como o Reaproveitamento de Dados Biométricos, permitindo que motoristas acima de 50 anos renovem a CNH sem precisar se deslocar até uma unidade do órgão.
O diretor-presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda, enfatizou que esta é uma grande conquista para Pernambuco. “A obrigação do Detran é servir a sociedade, e estamos mudando a realidade para que possamos sempre ir em direção às necessidades do cidadão. Prova teórica ainda precisa fazer presencialmente, assim como a prova prática, mas fora isso, todos os serviços que já estavam no site e vinham sendo aprimorados, estão no aplicativo. É uma conquista importante que facilita a vida de todos”, celebrou, acompanhado pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, Diogo Bezerra.
O Detran-PE estima que, em 2025, aproximadamente 90 mil pernambucanos com 50 anos ou mais renovarão sua CNH. No caso dessas faixas etárias, o condutor só precisará realizar presencialmente o Exame Médico (etapa obrigatória por força da legislação de trânsito). No caso de quem exerce atividade remunerada ao volante, será preciso fazer também avaliação psicológica. Com a CNH já renovada, ela poderá ser acessada diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outra funcionalidade disponível é que o usuário receberá notificações sobre o andamento de processos, avisos de multas, vencimento da CNH, entre outros alertas.
Presente na solenidade, o deputado estadual Antônio Moraes destacou a importância da inovação no serviço público. “O aplicativo vai facilitar a vida do usuário do Detran. Toda a equipe do Governo de Pernambuco está de parabéns, porque quanto menos pessoas a gente colocar nas filas, estamos dando ao cidadão o direito de ter a comodidade de, no seu celular, ter acesso direto aos serviços”, pontuou.
“É muito importante para Pernambuco dar esse salto tecnológico, para oferecer a todos os usuários do Detran, a partir de agora, o uso do aplicativo. É Pernambuco em estado de mudança”, complementou o deputado estadual Henrique Queiroz Filho. O vereador do Recife, Alef Collins, também acompanhou o evento.