Mercado do Produtor de Juazeiro pode receber tecnologia sustentável para tratamento de resíduos

O Mercado do Produtor de Juazeiro poderá contar com uma tecnologia inovadora para o tratamento de resíduos orgânicos. Em visita técnica ao entreposto neste sábado (15), o pesquisador Pedro Coelho, ex-Chief Business Officer (CBO) da empresa de biotecnologia Provivi, Inc, discutiu com gestores locais a viabilidade da iniciativa, que visa reduzir impactos ambientais e gerar benefícios econômicos.
O projeto prevê a extração de água de mais de 30 toneladas de resíduos descartados diariamente, além do uso de energia solar no processo. A tecnologia também evita a emissão de gás metano, que seria produzido caso frutas e verduras fossem destinadas ao aterro sanitário.

“O Mercado do Produtor de Juazeiro, o segundo maior do país, segue em crescimento e movimenta um volume cada vez maior de frutas. Esse cenário faz dele um local ideal para um projeto piloto, trazendo tecnologia dos Estados Unidos para enfrentar um problema real, que acontece diariamente. Além de reduzir impactos ambientais, essa solução pode impulsionar o desenvolvimento da região”, explicou Pedro Coelho.

Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), Walterson Ramos, a iniciativa representa um avanço para a economia local. “Trata-se de uma oportunidade de inovação tecnológica que reduz a produção de lixo e a emissão de metano, preserva o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gera empregos e renda para Juazeiro”, destacou.

O prefeito Andrei enfatizou a importância de parcerias para promover o desenvolvimento sustentável do município. “Estamos trabalhando para que Juazeiro se torne referência em soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis. Esse projeto pode ser um grande passo nessa direção”, afirmou. A visita contou ainda com a presença do vice-prefeito Tiano Felix, de deputado estadual, vereadores, além de secretários municipais.

Ascom PMJ