Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de alunos do Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR

O Mercado do Produtor de Juazeiro recebeu, nesta quarta-feira (19), jovens aprendizes do Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para uma visita técnica. Durante o passeio, os alunos conheceram as imediações e a rotina produtiva do Centro de Abastecimento da cidade – o terceiro maior do Brasil.

Estiveram presentes 35 estudantes. O grupo conheceu, entre outras coisas, a logística de comercialização e distribuição dos produtos, além de ações para redução de desperdício. Também houve diálogos sobre higienização, embalagem e classificação dos alimentos no Mercado, que comercializou mais de 1,8 bilhão de quilos de frutas, hortaliças e mais em 2024.

Os visitantes foram recepcionados por Celso Leal, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), órgão responsável pela gestão da Central. O dirigente realizou uma apresentação sobre o histórico e demandas do espaço, incluindo aspectos como ordenamento e doações para o Banco de Alimentos.

Em seguida, os alunos foram conduzidos em um passeio guiado pelo engenheiro agrônomo Luciano Monteiro, que está à frente do Banco, além de terem conversado com os permissionários presentes.

As visitas técnicas refletem a abertura da Autarquia à participação social e as ações educativas, permitindo aos alunos o contato com a aplicação prática dos conteúdos. Como explica Celso, o Mercado recebe diversos estudantes e turistas, o que ele considera uma troca muito positiva.

“É uma ótima experiência. Nessa visita, muitos dos estudantes que participaram têm pais produtores, e foi possível dialogar sobre todo o processo, desde quando a fruta sai da roça até chegar aos mercados. Foi um momento de aprendizado para eles, que puderam conhecer a magnitude do Mercado do Produtor, e para nós também”, avalia.

 

Ascom PMJ