A segurança dos estudantes e a garantia do acesso à escola são prioridades para a Prefeitura de Juazeiro. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (Seduc) iniciou um processo de formação com condutores e monitores do transporte escolar, com o objetivo de qualificar o serviço oferecido aos estudantes da rede municipal de ensino.
Nesta sexta-feira (07), o auditório da Seduc recebeu os monitores em uma palestra sobre segurança. Já no sábado (08) foi a vez dos condutores do transporte escolar, que participaram da atividade sobre direção defensiva. A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Juazeiro e o Sest/Senat.
De acordo com o técnico de formação do Sest/Senat, George Alves, que ministrou as palestras, a atividade é só o início da formação. “Nesse primeiro momento, discutimos direção defensiva e segurança no transporte escolar, mas eles irão participar de um curso que irá habitá-los para transportar essas pessoas com segurança, mediante as normas. Além disso, também irão fazer uma capacitação chamada Lei Lucas, sobre primeiros socorros”, contou George.
Para o condutor José Maurício de Oliveira, que trabalha com o transporte escolar há mais de 20 anos, a formação é um reforço para a segurança de todos. “Esse curso é importante para garantir a nossa segurança e das crianças que a gente vai transportar. Então, se nós queremos trabalhar, precisamos trabalhar com legalidade”.
Compromisso com o futuro de Juazeiro
A oferta de um transporte escolar seguro e de qualidade para as crianças é um compromisso com o futuro de Juazeiro. “Estamos trabalhando para melhorar o transporte escolar e evitar os problemas dos últimos quatro anos. Mas o nosso compromisso depende também dos nossos condutores. Os motoristas carregam o futuro da nossa cidade, então, o que pedimos a eles é que cuidem das nossas crianças e adolescentes”, pontuou a secretária de Educação, Maéve Melo, sobre a necessidade da formação.
Ampliação da frota escolar
Após o encontro com os condutores, que contou com a participação do prefeito Andrei Gonçalves, do vice-prefeito Tiano Felix, e dos vereadores Mitu, Bené Marques e Ziel Almeida, condutores e autoridades seguiram para o Paço Municipal, onde aconteceu a entrega de dois Ônibus Rurais Escolares (ORE). Os veículos ORE 1 e ORE 2, do Programa Caminho da Escola, foram garantidos através de emenda dos deputados estaduais Zó e Roberto Carlos.
Os dois novos ônibus irão atender 103 estudantes da zona rural. “Estamos entregando dois ônibus com acessibilidade, dois ônibus que irão levar as nossas crianças à escola em locais de difícil acesso, na região do Salitre e em Abóbora, com segurança e conduzidas por profissionais capacitados”, frisou o prefeito Andrei Gonçalves.