Prefeitura e Câmara de Lagoa Grande se comprometem com as pautas da sociedade civil do município

Durante a sessão de abertura do ano legislativo da Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, sertão pernambucano, ocorrida nesta terça, 18, a prefeita Catharina Garziera se comprometeu com pautas da sociedade civil do município.

“Estamos indo buscar esses investimentos necessários. Não paramos um só dia nestes quase 50 dias. Estamos no Recife, em Brasília, em São Paulo, levando todas essas solicitações que mais afligem nossa população, trabalhando muito para atender demandas tão importantes junto com essa Casa Legislativa. Nós faremos história juntos, pois iremos colocar todos esses pleitos em prática. Já conversamos com a governadora, com nossos representantes, deputados, senadores, e vamos avançar na proteção dos animais com o pleito do castramóvel, no Programa Casa Azul e Sala Azul para mais qualidade de vida para pessoas atípicas. Fiquem tranquilos que estes e outros projetos serão implementados, vocês precisam e Lagoa Grande merece”, salientou a prefeita Catharina Garziera.

A fala da prefeita foi em resposta às solicitações de representantes da sociedade civil que foram convidados pelo presidente da Casa, vereador Mantena, para fazer uso da tribuna durante a sessão especial de início dos trabalhos do legislativo.

Da tribuna, as falas de Samara Nunes, representante das mães atípicas de Lagoa Grande; de Ana Paula Águida da Silva, da associação defensora da causa animal; e de Ivo Borges, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande, representaram um consenso entre os presentes: gestão executiva, autoridades, convidados e população que é fazer acontecer as demandas apresentadas, todas necessárias e urgentes.

Para Samara Nunes, mãe atípica, a gestão tem demonstrado comprometimento ao chamar as mães atípicas já no começo do governo para uma reunião na secretaria municipal de Saúde, discutindo ações e trabalhando em conjunto com entidades e todos que lutam, defendem e buscam iniciativas para a criação de políticas públicas permanentes em defesa dos autistas e de outros transtornos que atingem pessoas de todas as idades, famílias, em todas as classes sociais, principalmente as mais vulneráveis.

Segundo Samara, esse deve ser um compromisso permanente do executivo em parceria com o poder legislativo e a sociedade civil como um todo.

“Precisamos de atendimentos e exames especializados como tomografia e ressonância magnética e que sejam atendimentos realizados sem que precisemos viajar para Recife. De tratamento com especialistas como fisioterapeutas, fonoaudiologistas, terapeutas, neuropediatras. São demandas que estamos trazendo para a chefe do executivo e dos vereadores para que todos se sensibilizem”, disse Samara que frisou a importância da atenção dada pela prefeita com a população autista.

Outra pauta prioritária para executivo e legislativo junto com os representantes da sociedade civil é a defesa dos animais e o combate aos maus tratos com animais que sofrem com o abandono. A ativista da Associação Protetora dos Animais de Lagoa Grande, Ana Paula Águida da Silva, levou as duas filhas para a tribuna e juntas leram mensagens para a prefeita e vereadores em defesa dos animais.

Elas reiteraram a importância de Catharina também ser defensora da causa e abraçar a defesa dos animais em sua gestão.

“Esse apoio é fundamental, especialmente para ações como a aquisição de um castramóvel para o município. É fundamental para tratar a população animal. Só em ter esse cuidado, é de extrema importância para a nossa causa. Outro compromisso é também termos um abrigo para ajudar esse trabalho que defende, respeita e protege nossos animais”, frisou Ana Paula.

Pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o presidente eleito, Ivo Borges, aproveitou para convidar todos para a posse da nova diretoria da entidade no sábado, 22, ressaltou também a importância do novo momento da gestão e dos representantes do poder legislativo para a execução das políticas públicas para a população do campo e da cidade de Lagoa Grande,PE.

“Estaremos contribuindo e ajudando para ampliar a atuação das políticas municipais em defesa de nossa população do campo. Aproveito para convidar a todos para a posse de nossa diretoria no próximo sábado. E estamos prontos e juntos para ampliar essa luta”, destacou Ivo.

Emenda impositiva

O vereador Mantena reiterou que o poder legislativo já acompanha e defende causas sociais como a dos autistas e revelou que 50% das emendas impositivas dos vereadores, projeto de sua autoria aprovado na legislação passada, serão para a causa dos autistas.

“Já conversamos com a prefeita Catharina Garziera e ela irá aplicar esses recursos”, considerou o presidente da Câmara.

A vereadora Edneuza Lafaiete, vice-presidente do legislativo, lembrou que colocou 100% da sua emenda impositiva para a execução das políticas de atenção aos autistas.

“Esse é meu compromisso com as mães atípicas de nossa cidade”, concluiu.