Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan em Petrolina faz novas captações

Nesta sexta-feira (28), a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Dom Malan, pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, fez a captação de rins de uma doadora. A captação aconteceu dentro da própria unidade de saúde, e foi realizada pela equipe da OPO composta por seis enfermeiros, que são os responsáveis por identificar e viabilizar potenciais doadores de órgãos e tecidos. “ Tudo é feito de forma,  ética, humanizada e transparente, depois de exames rigorosos realizados pela equipe médica para confirmar o diagnóstico, seguindo todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. Somente depois de confirmada a morte encefálica, nossa equipe conversa com a família, respeitando o momento de luto, dando apoio emocional, esclarecendo as dúvidas sobre a possibilidade de doação,” explicou a enfermeira gerente da OPO do HDM Ismep, Elianni Damásio.

Os órgãos captados Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Dom Malan, a organização entra em contato com Central de Transplantes do Estado para garantir que os órgãos possam ser captados e transplantados dentro do tempo adequado, beneficiando pacientes que aguardam na fila de transplantes no estado de Pernambuco.

Somente este ano, foram realizadas 16 captações de doadores de órgãos pela OPO em Petrolina. Em 2024, a OPO do HDM Ismep acompanhou 205 pacientes nos hospitais públicos e privados, destes, 77 tiveram morte encefálica. Foram 19 cirurgias de captação de órgãos e 61 órgãos doados, ajudando assim, a reduzir a lista de espera por transplante no estado.

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP