Pintando Histórias: Oficina promovida pela Prefeitura de Petrolina empodera mulheres através da arte

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realizou a oficina artística “Pintando Histórias” no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM) esta semana. Com o objetivo de incentivar a criatividade e promover o empoderamento feminino, a ação proporcionou um espaço para que as mulheres pudessem expressar suas emoções e histórias por meio da pintura. A oficina também visou reforçar a autoestima e oferecer novas possibilidades de renda.
Bruno Martins foi o responsável pela condução da oficina, e não se limitou ao aprendizado técnico da pintura, mas também buscou fomentar a interação social entre as participantes. Além de ser uma forma de expressão, a atividade proporcionou uma oportunidade para as mulheres fortalecerem vínculos e se empoderarem, promovendo um ambiente de colaboração e troca de experiências. A arte se revelou, assim, uma ferramenta importante para a transformação social e pessoal das participantes.
A oficina também se configurou como um espaço terapêutico, onde as participantes puderam transformar suas vivências e emoções em obras de arte. O foco estava em incentivar a autonomia e o fortalecimento da autoestima, permitindo que cada mulher refletisse sobre suas conquistas e superações. Ao resgatar e compartilhar suas histórias, as participantes passaram a enxergar a arte como uma forma de resiliência e de reescrever seus próprios destinos.
Depoimentos de participantes como Silvana de Lima e Isabela dos Santos reforçam a importância da oficina. Silvana, que frequenta o CEAM há mais de 1 ano, destacou o acolhimento e a forma como a pintura a ajudou a olhar para si mesma com mais carinho. “Aqui me sinto acolhida e agora descobri que posso me expressar de outras formas. A pintura tem me ajudado a olhar para mim mesma com mais carinho“, afirmou Silvana. Já Isabela compartilhou a experiência de se sentir empoderada ao colocar seus sentimentos no papel, acreditando mais em seu futuro. “Cada pincelada é um passo para recuperar minha história e acreditar no futuro. Estou aprendendo a colocar no papel sentimentos que antes eram só meus“, contou Isabela.
A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, ressalta a importância de iniciativas como esta, que utilizam a arte como uma poderosa ferramenta de transformação social e fortalecimento do protagonismo feminino.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome