Profissionais que atuam no Museu do Sertão de Petrolina participam de treinamento sobre inclusão e acessibilidade

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura, realizou nessa quarta-feira (26) uma formação sobre inclusão e acessibilidade para a equipe do Museu do Sertão. O objetivo foi capacitar os profissionais do Museu para oferecer um atendimento mais acolhedor, humanizado e adaptado às necessidades de todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência. A ação abordou temas essenciais como acessibilidade física, comunicação e a importância de uma abordagem inclusiva nas atividades culturais. Participaram do evento Pedagoga, Psicopedagoga, professoras de Brailista e bilíngue, que conduziram a formação reforçando o compromisso em garantir que os patrimônios culturais sejam acessíveis para todos.
Durante a formação, foram apresentadas três palestras, a primeira teve como tema: ‘Estratégias práticas para adaptação do ambiente inclusivo e acessível para pessoas com Transtorno de Espectro Autista’, que contou com a Psicopedagoga Deilane Ribeiro. A segunda foi ‘Acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão’, com a Pedagoga Elizabete Campinho. Por fim, os participaram acompanharam a palestra ‘Sinalização adequada em Libras e outros formatos visuais’, da Pedagoga, Stehanic Leite. Também estiverem presentes duas convidadas, a Professora de Brailista, Érika Alves, e a professora de sala bilíngue, Helayne Cardoso, que bateram um papo sobre ‘Sugestão Práticas para melhorar a Inclusão e Acessibilidade’.
A equipe do Museu do Sertão reconheceu a relevância de aprimorar os serviços oferecidos. “Os museus do futuro estão cada vez mais acessíveis e adaptados. Ao disponibilizar recursos de acessibilidade, o Museu do Sertão garante que as pessoas com deficiência possam experimentar e interagir cada vez mais com as exposições, viabilizando o acesso às suas memórias, saberes e histórias da cultura sertaneja”, destaca a Gerente de Projetos Culturais, Havana Leticia.
Os convidados tiveram um tempo para tirar dúvidas e refletir sobre os conceitos abordados durante a formação. Esse momento foi crucial para que os participantes pudessem compartilhar suas experiências, esclarecer questionamentos específicos e aprofundar a compreensão sobre como aplicar os aprendizados no dia a dia.