A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu a renovação do certificado da Lei Pelé nesta quarta-feira (2). O documento, emitido pelo Ministério do Esporte, atesta que a entidade cumpre integralmente as exigências dos artigos 18 e 18-A da Lei nº 9.615/1998, garantindo transparência, viabilidade financeira e autonomia administrativa.
Com validade anual, o certificado é um requisito fundamental para que clubes e associações possam captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Atualmente, a APA conta com cinco projetos financiados através desse mecanismo:
- Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão
- Escolinhas de Atletismo Inclusivas
- Escolinhas de Atletismo Sem Fronteiras
- Projeto Competir – da base aos pódios
- Canoagem Paralímpica do Sertão
Desde sua primeira certificação, em 2021, a APA tem renovado o documento anualmente, consolidando-se como referência em gestão esportiva. O coordenador de projetos e diretor-executivo da entidade, Natanael Barros, celebrou a conquista.
“É com grande satisfação que comemoramos a renovação do certificado da Lei Pelé. Esse reconhecimento reflete o esforço coletivo da nossa equipe em manter a transparência e a boa gestão, pilares fundamentais para o sucesso da APA”, destacou Natanael.
Com a renovação, a APA continua sendo o único clube de atletismo do Nordeste a possuir essa certificação.
“Esta renovação é uma prova de que estamos no caminho certo. Seguiremos firmes em nossa missão de fortalecer o esporte e impactar positivamente a vida das pessoas através de nossas ações voltadas ao alto rendimento e à inclusão social através do atletismo, reafirmando o papel da APA como uma referência esportiva no Nordeste e no Brasil”, afirmou o diretor.