“Força Azul”: Guarda Civil de Petrolina celebra 31 anos de serviço e consolida seu protagonismo na segurança pública municipal 

Neste domingo (27) a Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), ou “Força Azul’ como é conhecida, completa 31 anos de serviços prestados à sociedade, consolidando e fortalecendo seu protagonismo na segurança pública. Reconhecendo a importância da instituição, a Prefeitura de Petrolina tem investido ao longo dos anos em equipamentos de proteção individual, auxílio fardamentos, coletes de proteção balística e armamentos, ampliação de viaturas equipadas e a realização de concurso público.
Atualmente, a Guarda Civil tem um efetivo de 157 guardas, sendo 21 mulheres com um aumento no  efetivo em cerca de 34% após o último concurso público. Dentro desse quantitativo, a Guarda conta com a Patrulha da Mulher, a Patrulha Escolar, a Patrulha Ambiental e a Romu (Rondas Ostensivas Municipais). A corporação também é composta por 21 viaturas e um ônibus para base e monitoramento móvel, equipamento utilizado nos grandes eventos.
Nos últimos anos, a segurança pública municipal pode ser definida pela integração e informatização, a exemplo do sistema de registro de ocorrências que foi modernizado, a inserção de mais canais de comunicação da população com a Guarda Municipal, além da ampla divulgação da plataforma do ‘Petro Online’ que permite o cidadão contatar a Guarda por meio da correspondência eletrônica que garante o sigilo e privacidade do usuário.
 Guarda Civil Municipal – História 
A Guarda de Petrolina foi criada pela Lei Municipal nº 502 de 27 de abril de 1994. A instituição civil, fardada e armada, atua por meio do patrulhamento preventivo, além de realizar ações educativas e de promover a cidadania. A Guarda Civil de Petrolina hoje integra a Secretaria de Segurança Pública que vai auxiliar na estruturação de política municipal, conselho e captação de recursos federais.
A sede da Guarda está localizada na Avenida Senador Darcí Ribeiro, bairro Maria Auxiliadora, Petrolina-PE. A população pode acionar a GCM pelo o número de telefone 153 ou pelo whatsapp (87) 9 9132-9568. O cidadão também pode colaborar acessando a plataforma do Petro Online: https://petrolina.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=4 .