Na primeira semana de abril, membros do grupo de pesquisa “Sementes do Amanhã”, em colaboração com o Colegiado Executivo do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveram uma ação na instituição. O foco foi a implementação de práticas ESG — sigla que engloba ações de Gestão Ambiental, Social e Governança. A atividade contou com a entrega de canecas e camisas personalizadas aos colaboradores, que atuarão como “Agentes de Transformação”, engajados em disseminar os princípios do projeto em seus setores de trabalho.
A proposta tem como objetivo promover ações que contribuam para um ambiente mais acolhedor, colaborativo e sustentável. “As canecas devem ser usadas no ambiente de trabalho. Queremos reforçar a sensação de pertencimento e responsabilidade social entre todos que fazem parte do HU-Univasf”, explicou Sileide Dias Neves, chefe da Divisão de Administração e Finanças e coordenadora da iniciativa.
Um dos destaques do projeto é a ação semanal “Seja + 1 Agente de Transformação”, que será realizada sempre às sextas-feiras. Nesse primeiro momento, a proposta inclui a distribuição de canecas e conversas com profissionais sobre a importância da atuação de cada um na construção coletiva de um hospital mais humano e sustentável.
Sementes do Amanhã
Formado por um grupo de pesquisadores multidisciplinares do HU-Univasf, o projeto “Sementes do Amanhã” tem como objetivo implementar a cultura ESG no Hospital, com foco na melhoria da gestão dos serviços de saúde, na promoção da sustentabilidade e na valorização da qualidade de vida dos colaboradores. As ações são estruturadas em três pilares: proteção ambiental “Sou Verde e Vivo”; responsabilidade social “Sua Saúde Vale +”; e governança “Sou Agente de Transformação”.
“O Semente do Amanhã tem como metas principais a inclusão de práticas sustentáveis, a capacitação dos colaboradores, a redução de desperdícios e a priorização da saúde mental no ambiente de trabalho. Além disso, busca alinhar suas ações às diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, finalizou Neves.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.