A relação da vida com o rio, tão fundamental para a identidade de cidades atravessadas por água, é mote da exposição “Com Quantas Canoas se Faz uma Ribeirinha”, que chega à Galeria de Arte Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina. A abertura será neste sábado (05/04), às 19h.
Assinada pela artista visual, tatuadora e produtora cultural Morgana Caroline, a exposição documenta o olhar e pesquisa dela para territórios e identidades e a partir da provocação “Quantas de mim precisou pra eu ser hoje?”. Desde 2017, a artista direciona seu trabalho para entender a identidade a partir do local de habitação.
A exposição contará com 14 obras da artista, algumas inéditas, e os trabalhos se ancoram na pluralidade de linguagens das artes visuais, como pintura, cerâmica, fotografia, gravura, instalação, bordado e tatuagem.
“A intenção da exposição vem de um lugar de memória e afeto. Sempre que me proponho a fazer algum trabalho, acabo passeando por minhas lembranças de menina e percebo que tudo que faço hoje fala sobre essas memórias. Talvez o principal propósito da exposição seja seguir alimentando essa sensação de ser quem eu sou através desse lugar”, reflete Morgana. Ela estará na abertura para conversas com o público em uma noite, que contará, ainda, com apresentação da DJ Laís Bione.
A visitação é gratuita e acontece até o 8 de junho, sempre de terça a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h; e aos domingos, das 12h às 16h. A exposição foi aprovada pelo edital Lei Paulo Gustavo, tem texto curatorial da artista visual Lys Valentim, identidade visual do artista visual Santiago, montagem e iluminação do bailarino e artista Elielci Barros e marcenaria por Ariosvaldo Santos.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço – Exposição “Com Quantas Canoas se Faz uma Ribeirinha”
Abertura: 05/04, às 19h
Visitação: até 8 de junho, sempre de terça a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h; e aos domingos, das 12h às 16h
Valor: gratuito
Local: Sesc Petrolina (Rua Dr. Pacífico da Luz, 618 – Centro)